Resumo do Livro O que Patrimônio Histórico

Páginas: 11 (2623 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
FIAM FAAM - CENTRO UNIVERSITÁRIO





TÁLITA MEDINA DE OLIVEIRA

RESENHA: O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE CARLOS LEMOS

















SÃO PAULO
2015
FIAM FAAM - CENTRO UNIVERSITÁRIO





TÁLITA MEDINA DE OLIVEIRA

DISCIPLINA: Teoria e Métodos deRestauração de Edifícios
PROFESSOR: Edgar Tadeu Dias Coutinho
















SÃO PAULO
2015
Patrimonio Cultural

Carlos Lemos começa citando omestre Hugues de Varine-Bohan arqueólogo, historiador e museólogo francês que contribuiu para as definições que patrimonio cultural que temos hoje em dia. Varine-Bohan sugere que o patrimônio cultural seja dividido em três categorias de elementos:
Primeiro são os elemento relacionados a natureza e ao mento ambiente, como recursos naturais, fauna e flora em geral.
Segundo são os elementos nãotangíveis, o conhecimentos e técnicas, como a capacidade do homem de sobrevivência no meio ambiente, saber esculpir a maneira para fazer alguma ferramenta, entre outras coisas.
Terceiro e dito como mais importantes de todos, os bens culturais, é dito como mais importante porque podemos dizer é que uma junção da técnica com os recursos naturais para a crianção de objetos, construções, ferramentas, ouqualquer outro artefato criado pelo homem. Esse terceiro grupo é o que o autor aborda nesse livro.

De acordo com Carlos Lemos devemos prestar atenção às relações necessárias existentes e não só a um objeto isolado, deve se entender todo o seu contexto e ter um olhar mais abrangente sobre o artefato estudado. “Um objeto isolado de seu contexto deve ser entendido como um fragmento, ou um segmento, deuma ampla urdidura de dependências e entrelaçamento de necessidades e interesses satisfeitos dentro das possibilidades locais da sociedade a que ele pertence ou pertenceu.” (LEMOS, Carlos. p.11). Assim podemos perceber que conseguimos entender melhor a sua relação histórica e seu significado quando este está em seu local de origem.
Devido as desenvolvimento e as mudanças no cotidiano, osartefatos podem sofrer intervenções para se adaptar ao novo modo de vida, o autor da como exemplo uma residência burguesa que foi sofrendo alterações com o passar do tempo e acabou se tornando um cortiço com vários problemas. “ e de degradação, a degradação chega ao seu dia de demolição para dar lugar a edifício concebido dentro das novas regras do conforto ambiental e dentro de outras condiçõesfinanceiras" (LEMOS, Carlos. p.14). Outro fator que pode contribuir para mudanças é o contato e influência com outras culturas. Quantos os portugueses chegaram no Brasil, tiveram que mesclar seus conhecimentos construtivos com a contrução vernacula da cultura indigena, esse "empréstimo de soluções técnicas" fez nascer um tipo de arquitetura caracteristica do Brasil.
Com a chegada da industrialização osobjetos deixaram de ser feitos à mão e começaram a serem produzidos em grandes quantidades, aí vem a pergunta que o autor faz nos seguintes capitulos: Por que preservar ? O que preservar ? Como preservar ?
Muitas vezes um objeto comum e de uso trivial se torna diferenciado por ter participado de algum evento importante ou ter pertenecido a alguma figura histórica.
" Em geral guardaram-se os objetose as construções ricas da classe poderosa. Guardaram se os artefatos de exceção e perderam-se para todo o sempre os bens culturais usuais q corriqueiros do povo. Esses bens diferenciados preservados sempre podem levar a uma visão distorcida da memoria coletiva, pois justamente por serem excepcionais não têm representatividade." (LEMOS, Carlos. p.22)

"Preservar, diz o mestre Aurélio, é livrarde algum mal, manter livre de corrupção, perigo ou dano, conservar, livrar, defender, resguardar. Todas essas providências, no nosso caso, estão ou deveriam estar, incidindo sobre uma amostragem representativa da totalidade dos elementos que compõem o amplo patrimônio cultural." (LEMOS, Carlos. p.24). Novamente Carlos Lemos reforça que o patrimônio cultural deve ser visto como um conjunto, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro: O que é patrimônio histórico
  • Resenha livro O que é patrimonio historico
  • Resumo completo patrimônio histórico
  • Resumo O que é Patrimônio Histórico
  • Resumo simples Patrimonio Histórico
  • Patrimônio Histórico e Cultural Resumo
  • Resumo livro Patrimônio Histórico e Cultural – Heroldo Leitão Camargo
  • Resenha sobre o livro: O que é patrimônio histórico?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!