Resumo do livro "o que é educação?" de carlos rodrigues brandão .

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 7 de junho de 2013
Resumo do Livro "O Que é Educação?" de Carlos Rodrigues Brandão

Ao iniciar seu livro Brandão discorre sobre ‘Aprender com o índio’, ele faz referência sobre a educação formal e informal. Tenta mostrar ao leitor que a educação não se faz só dentro da sala de aula, que educação acontece em todos os lugares, através da troca de experiências e conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Brandãotrata do ensinamento dos índios, os treinamentos que recebem para sobreviver, a obtenção de alimento através da caça e pesca. Tudo isso os índios ensinam uns aos outros e apesar de não existir uma sala de aula onde existe um professor ensinando diversas disciplinas isso também é educação. Como Brandão mesmo faz referência ao iniciar seu livro: “Ninguém escapa da educação.” Afinal, a educação estápresente em nossa vida, em nosso cotidiano. Está presente nos ensinamentos transmitidos por nossos pais e avós. Está presente não só na transmissão de conteúdos, mas na transmissão de valores. 
O surgimento da escola é caracterizado por Brandão como o “ensinar a saber” e é nesse momento que surge também a pedagogia. É essa escola que vem com a responsabilidade de formar as pessoas através do saber.Onde todos aprendem a ser gente, onde desenvolvem suas habilidades. Porém, apesar do surgimento dessa educação formal não podemos desconsiderar a influencia da família e da sociedade na formação das crianças e jovens. Brandão também deixa claro que através da educação é que aparecem as outras práticas sociais, ou seja, através dela que surge a medicina, religião, etc. e também interessespolíticos de controles. Os governantes começam a entender a força que a Educação tem sobre as pessoas.

O aprendizado através das relações familiares, a convivência com amigos e as experiências adquiridas na sociedade são de fundamental importância na formação das pessoas. Na Grécia, crianças aprendem desde cedo fora das escolas. As crianças mais pobres aprendem em oficinas e nos campos de lavouras. Ascrianças ricas inicialmente aprendem em acampamentos e ao redor de velhos mestres. Toda educação fora da escola tem enorme importância para a disseminação e democratização da cultura. 

Com o tempo a educação deixou de ser um assunto privado e passa a ser questão de Estado, pública. Subentende-se esse processo educacional como longo e pelo qual é introduzido ao educando a cultura e é feita aincorporação dessa pessoa a sociedade. O que se espera ao concluir a educação básica é que se tenha um modelo idealizado de homem, livre, sábio, mas sempre aperfeiçoável. A educação de uma criança não leva em conta o que ela realmente é, e sim o modelo que ela pode ser, e anseia por torná-la um jovem perfeito. Os Gregos nos lembram que a educação existe por toda parte e que a escola é apenas um lugare um momento provisório onde isto pode acontecer. “É a comunidade quem responde pelo trabalho de fazer com que tudo o que pode ser vivido e aprendido da cultura seja ensinado com a vida.”
Em Roma a educação inicial dos filhos era de responsabilidade da família, nem mesmo os senhores de escravos destinavam a educação inicial dos filhos a um mestre. Aos poucos a criança é inserida na sociedade e naescola. O ensino elementar apareceu em Roma, assim como o ensino secundário e o ensino superior. Porém, durante quase toda a sua história o Estado Romano não tomou para si a tarefa de educar, que era destinada a iniciativa particular. Somente depois do Cristianismo é que se espalhou por todo o Império Romano a iniciativa da escola pública. O sistema educacional que possuímos hoje é muitosemelhante ao sistema educacional que surgiu em Roma. Plutarco descreveu como Roma usou a educação para “dominar” os espanhóis dominados: “As armas não tinham conseguido submetê-los a não ser parcialmente; foi a educação que os domou.”

Pela Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971: “Art. 1º O ensino de 1º e 2º graus tem por objetivo geral proporcionar ao educando a formação necessário ao desenvolvimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo- aA esperança na educação do livro " O que é educação" de BRANDÃO, Carlos Rodrigues
  • Fichamento do livro “O que é educação?” (Carlos Rodrigues Brandão).
  • Fichamento de resumo descritivo sobre o livro "o que é educação" de carlos rodrigues brandão
  • Resenha do Livro O que é Educação Carlos Rodrigues Brandão
  • Resenha do livro "O que é educação" de Carlos Rodrigues Brandão
  • Fichamento do livro o que é educação de carlos rodrigues brandão
  • Fichamento do livro o que é educação de carlos rodrigues brandão
  • Fichamento sobre o livro: o que é educação (carlos rodrigues brandão)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!