Resumo do livro o que é semiótica

Páginas: 15 (3646 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
Resumo do Livro: O que é Semiótica?
Fichamento:
Primeiros Passos para a Semiótica
“O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo.Semiótica é a ciência dos signos”. “Não são signos do zodíaco, mas signo, linguagem. A Semiótica é a ciência geral de todas as linguagens”.
Nesse momento, nós nos damos conta desse primordial, enorme equívoco que, de saída, já ronda a Semiótica: aconfusão entre língua e linguagem.
Uma definição ou um convite?
“Mas, afinal ,o que é Semiótica?”- indagou um aluno.
Uma ciência, um território do saber e do conhecimento ainda não sedimentado, indagações e investigações em progresso.
“Um progresso como tal não pode ser traduzido em única definição cabal, sob pena de se perder justo aquilo que nela vale a pena,isto é,o engajamentovivo,concreto e real no caminho da instigação e do conhecimento.Toda definição acabada é uma espécie de morte,porque, sendo fechada,mata justo a inquietação e curiosidade que nos impulsionam para as coisas que,vivas,palpitam e pulsam”.
Outra pergunta feita por um aluno- “Que importância pode ter isso para nós? Nós que temos que resolver um problema mais prioritário e urgente, o da miséria e da fome?”Então, respondi acenando com uma pergunta: “Há duas espécies de fome: a da miséria do corpo, esta, mais fundamental e determinante, visto que interceptadora de quaisquer outras funções, necessidades e realizações humanas; mas há também a carência de conhecimento, este, outro tipo de fome. A Semiótica está rapidamente se desenvolvendo em todas as partes do mundo. Por que haveremos nós de cruzar osbraços, ficando à espera dos restos de sopa científica que os outros poderão, porventura, nos deixar de sobra?”
Linguagens verbais e não-verbais
No século xx viu nascer e está testemunhando o crescimento de duas ciências da linguagem. Uma delas é a Linguística, ciência da linguagem verbal.A outra é a Semiótica, ciência de toda e qualquer linguagem. Nos comunicamos também através da leitura e/ouprodução de formas, volumes, massas, interações de forças, movimentos; que somos também leitores e/ou produtores de dimensões e direções de linha,traços,cores...Enfim, também nos comunicamos e nos orientamos através de imagens, gráficos, sinais, setas, números,luzes...Através de objetos, sons musicais, gestos, expressões,cheiro,tato,através do olhar, do sentir e doo apalpar.Somos uma espécie animal tãocomplexa e plurais as linguagens que nos constituem como seres simbólicos,isto é, seres de linguagem.
Um condicionamento histórico que nos levou à crença de que as únicas formas de conhecimento, de saber e de interpretação do mundo são aquelas veiculadas pela língua, na sua manifestação como linguagem verbal oral ou escrita. Relegando para uma segunda ordem todos os outros saberes, mais sensíveis,que as outras linguagens, as não verbais, possibilam.
E, quando consideramos a linguagem verbal escrita, esta também não conheceu apenas o modo de codificação alfabética criado e estabelecido no Ocidente a partir dos gregos. Há outras formas de codificação escrita, diferentes da linguagem alfabeticamente articulada, tais como hieróglifos,pictogramas,ideogramas,formas estas que se limitam como odesenho.
Em síntese: existe uma linguagem verbal, linguagem de sons que veiculam conceitos e que se articulam no aparelho fonador, sons estes que, no Ocidente, receberam uma tradução se conceituem em sistemas sociais históricos de representação do mundo.
É no homem e pelo homem que se opera o processo de alteração dos sinais(qualquer estímulo emitido pelos objetos do mundo) em signos ou linguagem(produtos da consciência).
Até onde vai a Semiótica
A Semiótica é a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis,ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno como fenômeno de produção de significação e de sentido.
Aquilo que chamamos de vida não é senão uma espécie de linguagem, isto é, a própria noção de vida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Livro de Semiótica
  • Semiotica
  • Semiótica Resumo
  • O que é semiótica- resumo
  • Semiótica Resumo
  • Resenha do Livro o que é Semiótica.
  • Fichamento do livro O que é semiótica
  • Resenha do livro o que é semiótica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!