Resumo do livro o que é Ética

Páginas: 7 (1546 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014
Disciplina: Ética e Diversidade
Resumo do Livro O que é Ética

Os problemas da ética
A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta. É entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes (Descritiva) ou sobre as ações humanas e até de comportamento (Normativa).
Ligado ao problema da liberdade aparece sempre o problema do bem e do mal, e o problema da consciência moral e da lei, e vários outros problemas deste tipo. Separam-se em dois campos: problemas gerais e fundamentais (como liberdade, consciência, bem, valor, lei e outros); e no segundo, os problema específicos, de aplicação concreta, como os problemas da ética profissional, da éticapolítica, de ética sexual, de ética matrimonial, de bioética, etc. As questões da ética aparecem a cada dia, “sentimento de culpa”, "problema de consciência", e até as artes levantam problemas para a ética.
Não são apenas os costumes que variam, mas também os valores que os acompanham, as próprias normas concretas, os próprios ideais, a própria sabedoria, de um povo a outro.
O que seria um comportamentocorreto, em ética? Não seria nada mais do que um comportamento adequado aos costumes vigentes agir moralmente, ou seja, socialmente. Quem age diferente dos costumes aceitos e respeitados, estaria no erro, pelo menos enquanto a maioria da sociedade ainda não adotasse o comportamento ou o costume diferente.
A ética tem sido também uma reflexão teórica, a humanidade só reteve por escrito depoimentossobre as normas de comportamentos (e teorias) dos últimos milênios, embora os homens já existam há muito mais tempo. Em certos casos, só chegaremos a descobrir qual a ética vigente numa ou noutra sociedade através de documentos não escritos ou mesmo não-filosóficos (pinturas, esculturas, tragédias e comédias, formulações jurídicas, como as do Direito Romano, a políticas, como as leis de Espartaou Atenas, livros de medicina, relatórios históricos de expedições guerreiras e até os livros penitenciais dos bispos medievais).
Explicar universalmente atitudes pessoais é um exercício produzido por diversos filósofos.

Ética Grega Antiga
O pensamento grego em seu modo geral é representado por três importantes filósofos: (Sócrates, Platão e Aristóteles) os responsáveis por esta fabulosaconcentração de saber, e por esta incrível análise e reflexão sobre o agir do homem, O ideal de Sócrates já foi citado, para continuar seus estudos Platão os sistematizou e colocou sua visão de busca pelo bem e pela felicidade, entendida como prazer como sabedoria pratica e como verdade, não há ideia de felicidade contemporânea. Para isso o homem tinha de ser virtuosa sendo uma imitação ou umaassimilação de Deus e existiam as virtudes principais: Justiça, Prudência ou Sabedoria, Fortaleza ou Valor e Temperança.
Aristóteles (384-322 A.C.), além de um grande pensador especulativo e profundo psicólogo, levava muito a sério (e mais do que Platão) a observação empírica. Colecionava depoimentos sobre a vida das pessoas e das diferentes cidades gregas. Quais os melhores bens? As virtudes, aforça, o poder, a riqueza, a beleza, a saúde ou os prazeres sensíveis? A resposta de Aristóteles parte do fato de que o homem tem o seu ser no viver, no sentir e na razão e que precisa viver racionalmente, isto é, viver de acordo com a razão.

Ética e Religião
A religião grega, como muitas outras religiões antigas, era ainda bastante naturalista em termos éticos ou morais, isto tem umaconsequência profunda: quando o homem se pergunta como deve agir, não pode mais satisfazer-se com a resposta que manda agir de acordo com a natureza, mas deve adotar uma nova posição que manda agir de acordo com a vontade do Deus pessoal. Para que isto seja praticamente viável, torna-se necessário conhecer a vontade deste Deus pessoal, e a filosofia sente a necessidade de uma ajuda fundamental fora...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro ética e educação
  • resumo do livro ética
  • Resumo do livro
  • Resumo do livro o que é ética
  • Resumo do livro de álvaro o que é ética
  • RESUMO DO LIVRO ÉTICA A NICOMACO
  • Resumo do livro de Etica
  • resumo do livro ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!