Resumo do livro: O que é Comunicação?

Páginas: 18 (4375 palavras) Publicado: 13 de abril de 2014
Resumo do livro: O que é comunicação?
Autor: Juan E. Díaz Bordenave
Coleção Primeiros Passos - Editora: Brasiliense
Primeira edição, 1982 - 27ª edição, 2002 – 105 páginas

-Prólogo
É oportuno perguntar-se o que é comunicação.
Os homens, nas décadas anteriores, particularmente as de 50 e 60, preocuparam-se apenas com o melhoramento e o conhecimento de tudo que os cercam.
Mas foi só nadécada de 70, que o homem começou a ser ao mesmo tempo o produto e o criador de sua sociedade e sua cultura, se descobriu o “homem social”.
A primeira reação após esta descoberta foi lhe aplicar os modelos mecanicistas e pragmáticos emergente das ciências físicas e naturais.
E a comunicação? Um melhor conhecimento da comunicação pode contribuir para que muitas pessoas adotem uma posição mais críticae exigente em relação ao que deveria ser a comunicação na SUA sociedade.
O autor espera que este livro acenda alguns pontinhos de luz na mente de quem o lê e espera que quem já possua tais pontinhos aumentem ainda mais com a leitura deste.

-O meio ambiente social da comunicação
Neste capítulo, o autor cita alguns exemplos de como a vida precisa de comunicação, e tudo ao nosso redor faz partedo meio ambiente social da comunicação.
No jogo de futebol tudo se comunica: cores das bandeiras, camisa dos jogadores, apitadas, cartões, placar eletrônico, alto-falantes, etc. Na câmara dos deputados: O grande recinto, posição das mesas, das cadeiras, acesso ao microfone, distribuidores de discursos, etc. Na feira livre: A exibição de produtos e preços, a barganha pela qual vendedores ecompradores chegam a um acordo, a própria fixação dos preços e sua modificação, conversa informal entre os conhecidos, etc. Na hora da novela, as pessoas até deixam de se comunicarem para “incomunicar”, com a fantasia da TV.
Não se pode existir comunicação sem sociedade, muito menos sociedade sem comunicação.
“Dize-me como é a tua comunicação e te direi como é a tua sociedade”.

Comunicação esocialização
A Comunicação é o canal por onde os padrões de vida de uma cultura são transmitidos para um membro de sua sociedade, para que ele aprenda a ser membro desta. E este membro da sociedade, passa a ser membro assim de uma nação, isso é possível graças a Comunicação.
A comunicação não é composta apenas pelos Meios de Comunicação Social, ela é muito mais que isso. Ela é engloba todos os atos queum homem realiza desde quando ele se levanta de manhã até quando ele deita-se à noite, confundindo-se assim com a própria vida. A Comunicação se tornou uma necessidade básica aos homens.

Os meios em nossas vidas
Os Meios de comunicação, em particular as telenovelas, exercem muita influência sobre as pessoas, essas influências são tanto “positivas” quanto “negativas”. Os meios desempenhamcertas funções importantes na vida das pessoas, como por exemplo: O jornal virá racional (provisão de informações) ou irracional (fornecimento de contato social), o rádio vira um tipo de companhia a pessoas solitárias e as telenovelas viram aspirações sociais, neste caso o sucesso obtido por uma personagem parece cumprir a função de compensar, ou aliviar carências e fracassos das pessoas que asseguem.
Salientando que mesmo a comunicação impessoal estando em alta, devido ao grande crescimento dos meios eletrônicos, a comunicação interpessoal ainda possui muita importância para o ser humano. E isso é como se fosse uma reação contra a massificação e a comercialização dos meios de massa.
Tudo isso se deve ao fato de o homem indivíduo está encontrando sua identidade. Homem social, assimreaprendendo a comunicação para utilizar pessoa a pessoa.

-Do grunhido ao satélite
Neste capítulo podemos ver bem as mídias primárias e secundárias.
A comunicação evolui de uma pequena semente, para cobrir o mundo com seus ramos, porém com um começo muito nebuloso, com os homens primitivos começando a se comunicar entre si.
Com a mídia primária, o homem usando seu corpo, começa a emitir sinais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo do livro comunicação e identidade
  • Resumo do livro o que é comunicação?
  • Resumo do livro extensão ou comunicação
  • Resumo
  • Resumo do livro comunicação e mercado
  • resumo do livro o que é comunicação
  • Resumo do Livro as sete portas da comunicação
  • Resumo livro técnicas de comunicação escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!