Resumo do livro O que é ética - Os Problemas da Ética

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
Os Problemas da Ética
Desde a transformação desta filosofia em método, caiu no desprezo intelectual, na arbitrariedade das sentenças e afinal no esquecimento: a doutrina da vida correta.
A ética todo mundo sabe o que é, mas não são fácil de explicar, quando alguém pergunta.
Ela é entendida como um estudo, científica, e até teológica, sobre as ações humanas. Mas também a chamamos de própriavida, quando conforme aos costumes considerados corretos.
A ética deveria chamar-se ciência normativa. Ou seria um tipo mais especulativo, que tratasse, por exemplo, da questão fundamental da liberdade?
Que outra ciência estuda a liberdade humana? Onde pergunta se existe a liberdade? E como ele deveria ser definido a ser vivo, praticamente? Ora, ligado ao problema da liberdade, vários outrosproblemas deste tipo.
Costuma-se separar os problemas teóricos da ética em dois campos: num, os problemas gerais e fundamentais. No segundo, os problemas específicos, de aplicação concreta.
Mais adiante teremos de ver também como a ética se distingue de outros ramos do saber, ou de outros estudos de comportamentos humanos. Quando diferenciamos estes ramos do saber, não estamos dizendo que osproblemas, na prática da vida, não sejam complexos e com várias dimensões simultaneamente.
As questões da ética nos aparecem a cada dia. Em épocas mais difíceis, muitas vezes nos perguntamos se uma lei injusta de um Estado autoritário precisa ou não ser obedecida. E quando nós temos um “problema de consciência”. Cabe a reflexão ética perguntar se o homem pode realmente ser culpado, ou se o queexiste é apenas um sentimento de um mal- estar sem fundamento.
E as artes também levantam problemas para a ética. Pode (ou deve) ser usado para condicionar o comportamento de pessoas?
Lendo um romance de Dostoievski, encontramos um personagem como Ivan, de Os Irmãos Karamazov, afirmando que “se Deus não existe tudo é permitido”, isso é uma proposta de abolição da ética?
O problema que acabamosde mencionar é específico da ética.
Mas há uma outra questão ética fundamental. Os costumes mudam e o que ontem era considerado errado hoje pode ser aceito. A ética não seria então uma simples listagem das convenções sociais provisórias?
Em ética quem se comportasse de maneira divergindo dos costumes aceitos e respeitados, estaria o erro, pelo menos enquanto a maioria da sociedade ainda nãoadotasse o comportamento diferente.
A ética tem uma função descritiva. Mas ela não apenas retrata os costumes; apresenta também algumas grandes teorias, que não se identificam com formas de sabedoria. A ética tem sido também uma reflexão teórica.
Quanto aos costumes, para partirmos do real, é preciso reconhecer que a humanidade só reteve por escrito depoimentos sobre as normas de comportamentos (eteorias) dos últimos milênios. Como se comportavam eticamente os homens das cavernas? É extremamente difícil dizê-lo.
As grandes teorias éticas gregas também traziam a marca do tipo de organização social daquela sociedade. Tais reflexões não deixavam e brotar de uma certa experiência de um povo. Tais enraizamentos ajudam a compreender a distância entre as doutrinas éticas escritas pelosfilósofos, de um lado, e os costumes reais do povo e das diferentes classes, por outro lado, tanto no Egito quanto na Grécia, na Índia, em Roma ou na Judéia.
Só chegaremos a descobrir qual a ética vigente numa ou noutra sociedade através de documentos não escritos ou mesmos não – filosóficos.
Não são apenas os costumes que variam, mas também os valores que os acompanham, as próprias normas concretas,os próprios ideais, a própria sabedoria, de um povo a outro.
Embora só conheçamos as normas éticas dos últimos milênios, deve haver um princípio ético supremo, que perpasse a pré-história e a história da humanidade. Não seria, quem sabe, o princípio que proíbe o incesto? Mas até esta norma tão antiga e tão importante carece de uma formulação bem determinada. Afinal, a definição concreta dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro ética e educação
  • resumo do livro ética
  • Resumo do livro
  • Resumo do livro o que é ética
  • Resumo do livro o que é Ética
  • Resumo do livro de álvaro o que é ética
  • RESUMO DO LIVRO ÉTICA A NICOMACO
  • Resumo do livro de Etica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!