Resumo do Livro o que é Sociologia?

Páginas: 6 (1368 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2014





ALINE CRISTINA GIOSA






RESENHA DO LIVRO “O QUE É SOCIOLOGIA?”





Poços de Caldas
2013
Aline Cristina Giosa








RESENHA DO LIVRO “O QUE É SOCIOLOGIA?”



Trabalho apresentado ao Professor Marcos Nogueira de Lima, na disciplina Ética, Política e Sociedade, do curso de Graduação de Psicologia da Faculdade Pitágoras.







Poços de Caldas2013
Resenha do Livro O que é Sociologia?

O Surgimento

O capitalismo teve seu surgimento no século XVIII, com as transformações econômicas, políticas e culturais. Que acelerou no ocidente europeu. Com as revoluções industrial e francesa, podemos dizer que constituiu-se dois lados de uma mesma moeda. Porém apenas um século depois que veio a tona por volta de 1830, a sociologia.
A revoluçãoindustrial significou mais do que simplesmente máquinas a vapor e aperfeiçoamentos na indústria produtiva, ela foi o êxito para o capitalismo. Como as máquinas fazendo o trabalho de pessoas físicas, os pequenos artesões que possuíam seu pequeno pedacinho de terra. Estes foram subjugados a uma nova cultura pela qual eles não estavam acostumados.
A Inglaterra passou de um país rural, para umindustrial em um pequeno período de oitenta anos. Coagindo assim as pessoas a abandonar áreas rurais para ir trabalharem nas cidades. Sendo eles também mulheres e crianças obrigados a trabalharem sem férias ou feriados se quer, em uma rotina diária de dose horas por dia, com um salário inferior ao dos homens. Causando assim, um abala enorme nas vidas de quem teve modificações em suas vidas radicalmentepor consequências da mudança para a cidade.
O fator de maior importância da revolução industrial foi sem dividas o aparecimento do proletariado. Os trabalhadores se revoltaram contra as máquinas, com atos e sabotagens, explosões, evoluiu para a criação dos sindicatos, que produziam seus próprios jornais e literatura como critica ao capitalismo dando uma alternativa para o socialismo.
Aimportância deste acontecimento para a sociologia, é que a alteração do curso colocava a sociedade em uma questão de análise, que constituía-se em problemas e objetos a serem estudados. Pensadores ingleses eram homens que desejavam fazer mudanças na sociedade. Participando então de debates ideológicos socialista, para fins de conhecer as novas formas de vida vindas da industrialização.
Os iluministascriticaram às instituições feudais e era contra a virulência que se espalhou pelo feudalismo.
A revolução não queria apenas mudar o Estado, e sim mudar a política, a economia e a cultura do país. A Igreja também sentiu a mudança da revolução, sendo confiscada suas propriedades e também e as funções da educação.
A tarefa de racionalizar a nova ordem, veio dos pensadores que tentavam encontrarsoluções para a desordem provocada pela revolução, afim de estabelecer a ordem e a paz, ou seja, um equilíbrio na nova sociedade.
Na França começou a se tornar uma sociedade industrial por volta do século XIX, inserindo maquinas principalmente no setor têxtil. Por consequência da industrialização, ouve um índice de desemprego entre os operários, que depois destruiriam as maquinas em sinal de nãoaceitação, situação já vivida pelos ingleses na revolução indústria. Por consequência ouve um aumente de alcoolismo, prostituição e uma alta taxa de mortalidade infantil.
Para Durkheim, um dos fundadores do socialismo, seria necessário uma nova ciência para reorganizar a sociedade. Comte outro fundador da sociologia, afirmava que a sociologias deveria orientar no sentido de conhecer as leis imutáveis davida social, deixando de abordar algumas questões como, igualdade, justiça e liberdade.
A sociologia foi muito mais do que uma tentativa de refletir sobre a nova sociedade, tendo intenções práticas afim de interferir no rumo da civilização, para manter e alterar os fundamentos da sociedade que impuseram e a tornar possível.


A formação

Tempos atrás o matemático francês Henri Poicaré...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Do Livro O Que Sociologia
  • Resumo Livro O que Sociologia Entregue este
  • resumo livro o que sociologia
  • RESUMO ANALITICO DO LIVRO: O QUE É SOCIOLOGIA?
  • Resumo do livro sociologia do trabalho
  • Resumo do livro: Sociologia da Infância
  • Resumo livro " o que é sociologia"
  • resumo do livro educação e sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!