Resumo do livro "O que é Filosofia?"

Páginas: 14 (3344 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013
Que é Filosofia?

INTRODUÇÃO
Este trabalho é um pequeno resumo sobre o livro de Caio Prado Jr., O que é filosofia. Uma das finalidades do livro é esclarecer a diferença entre ciência e filosofia. A ciência é um conhecimento sistematizado sobre um determinado experimento baseado na realidade e a filosofia é o conhecimento do conhecimento e não a extensão das ciências. Nele também há umadiscussão sobre a distinção entre as filosofias de Platão e Aristóteles no qual, a filosofia do primeiro tem um caráter ''mais literário'' e a do segundo, um sentido ''mais científico''.
De acordo com o livro de Caio Prado Jr., filosofia é o conhecimento do conhecimento, como já foi dito. O que é Filosofia é um livro de leitura não muito fácil digamos assim de se entender, pela sua linguagem.
Filosofiae ciência são diferentes embora quanto à perspectiva em que respectivamente se colocam, e ao método, ou antes, estilo que adotam, se ocupariam uma e outra da mesma realidade universal. A ciência ocupando-se com dados experimentais colhidos na consideração direta das feições e ocorrências da realidade. A filosofia como ideias, diríamos melhores conceitos ou representações mentais daquela realidadeexterior carregada pela experiência.
O que é filosofia?
Neste Livro cada autor expressa posições contraditórias e ilustrativas. Alguns textos não combinam e nem entrosam entre si, essa situação é normal e justificável. A filosofia seria: uma especulação infinita entorno de qualquer assunto ou questão. Há quem afirme não caber à filosofia "resolver" e sim propor problemas, fazer perguntas cujasrespostas não tem interesse, com o fim de estimular a reflexão e a curiosidade. A filosofia não passa de "ginástica" do pensamento. Parte da especulação filosófica confirma que em nossos dias esse ponto de vista não é verdadeiro. A filosofia se confunde com a literatura, proporcionando, aos leitores ou ouvintes que são os profissionais do pensamento com todo interesse que possa representar.
Para afilosofia literária é necessário que com ela se desenvolva outro teor que dê resposta como a ciência e o conhecimento em geral.
A filosofia em conjunto trata dos assuntos de que se ocupa, variados com todo a sua confusão e hermetismo de seus textos vazados em linguagem acessível. A filosofia encontra ressonância por si para comprovar questões que dizem muito com interesses e aspirações humanasque devem ser atendidos e não frustrados pela ausência de objetivo e rumo seguro.
A filosofia é tida como uma complementação da ciência e da elaboração cognitiva em geral. A ciência social é um conhecimento empírico e solidário da observação e experimentação. Já a ciência física e seus sistemas conceptuais que cobrem e compreendem representando-os em diversificados aspectos da realidade universal.Isso nos mostra que a filosofia não é e não pode ser simplesmente o prolongamento científico
A filosofia será outra coisa, ou então não tem razão de existir, pelo objeto, pela matéria, Se o objeto da filosofia é identificar o mesmo que o das ciências, e a própria ciência, daria conta da tarefa. A elaboração do conhecimento não segue caminhos diversos, um seria ordinário da ciência, outro aelaboração cientifica que se realiza através de métodos. A ciência cabe como objeto, a realidade, é conhecimento. Os tratados usuais da lógica elementar. Trata-se de técnicas de investigação e exame dos fatos.
Teoria do conhecimento, disciplinas que constituem segundo consenso generalizado. A teoria ocupa um lugar secundário.
A pretensão da filosofia é de se ocupar com assuntos da alçada da ciência.A filosofia se ocupa dos objetos da ciência, das feições e fatos do universo e da física moderna.
A filosofia resultou em vestir hipóteses científicas de trajes filosóficos confirmando a expressão de P.Franck.
O conhecimento da realidade universal se apresenta na conceituação na base da experiência do individuo pensante as feições e ocorrências da realidade. O instrumento dessa atividade é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo do livro introdução a filosofia
  • Resumo do livro o que é filosofia
  • Resumo do Livro de Filosofia
  • Filosofia Política: Resumo do Livro
  • Resumo Livro Convite à filosofia
  • Resumo do livro de filosofia
  • Resumo do livro Filosofia da Ciência
  • RESUMO DO LIVRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS DA NATUREZA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!