Resumo do livro: O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA

Páginas: 7 (1673 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2013
Resumo do Livro O que é educação Física
O livro mostra o que é a educação física começando desde o principio das civilizações humanas quando o homem pré-histórico necessitava do movimento, do ato físico, para realizar tarefas como nomadismo e seminomadismo. Na qual a maior parte de sua existência o homem dependia de suas forças, velocidade e resistência para sobreviver. As constantes migraçõesem busca de moradia faziam com que realizassem longas caminhadas, ao longo dos quais corriam, lutavam, nadavam e saltavam. Aos poucos essas civilizações foram se desenvolvendo e a parte da prática de exercícios físicos adquiriu uma classificação diferente das apresentadas na pré-história onde cabem a finalidade de ordem guerreira, terapêutica, esportiva e educacional, aparecendo sempre areligião como pano de fundo, como em todas as realizações orientais. Ele aborda também que os chineses aparentemente foram os primeiros povos a racionalizar o movimento humano, emprestando-lhe ainda um forte conteúdo médico, criando o kong-fu, onde a pessoa executava os movimentos nas mais diversas posições, obedecendo a certos critérios sobre respiração. Cita também a índia como nação que conseguiualcançar o mais alto grau de elevação espiritual através do Yoga, que é fundamentalmente uma ginástica de posições com a utilização de uma respiração adequada.
O autor cita também os egípcios que nas paredes das tumbas de Beni Hassan figuram cenas militares do tempo dos faraós, na qual eles foram levados a se exercitarem aplicadamente para expulsarem invasores Hicsos, provocando um treinamento muitorigoroso dos seus soldados. A civilização grega também é lembrada por marcar o início de um novo ciclo na história com o nascimento de um novo mundo civilizado, o ocidental. É o descobrimento do valor humano, da sua individualidade e o início autêntico da história da educação física. A filosofia pedagógica que determinou os caminhos a serem percorridos pela educação grega tem o grande mérito denão divorciar a educação física da intelectual e da espiritual. As atividades físicas também puderam ser consideradas como elemento característico na escala cultural do povo helênico, em qualquer dos seus momentos.
Roma foi a herdeira direta de dois povos, os etruscos e os gregos. Dos etruscos os romanos receberam influxos determinantes, principalmente no campo artístico e esportivo. Mas foi dosgregos a influência mais significativa, respeitadas as particularidades do homem romano. Apesar da escassa documentação sobre o início da história romana, sabemos que praticavam equitação, corridas de velocidade e resistência, natação, pugilato, luta, arco e flecha e esgrima, entre outros.
A idade média tem início com a divisão do Império Romano (395) por Teodósio I – o mesmo que, dois anosantes, abolira os Jogos Olímpicos – ou, para outros, coma queda do citado Império no seu lado ocidental (476). Esse período teve duração milenária, somente terminando com a queda da capital oriental (1453). Nesses idos vemos a igreja como única instituição que resistiu e, mais ainda, fortificou-se após as invasões bárbaras. Afogando em crenças e dogmas religiosos, surge um homem que só era encorajadoa conquista da vida celestial. O total descaso pelas coisas materiais estabelecia um absoluto divórcio entre o físico e o intelectual. Como se agravo a Juvenal, só convinha a saúde da alma, onde o “ nada para o corpo” era um princípio que suprimia a Educação Física do horizonte cultural desse momento histórico.
O Renascimento foi um movimento intelectual, estético e social que representou umareação à decadente estrutura feudal do início do século XIV. Representou uma nova concepção do mundo e do homem, havendo um redescobrimento da individualidade, do espírito crítico e da liberdade no ser humano. O redescobrimento desses traços de individualidade devolveu à criatura humana o papel de protagonista: é o antropocentrismo, em oposição ao teocentrismo medieval. Inspirado nas obras da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo livro o que e educacao fisica
  • Resumo do livro oque é educaçao fisica
  • Resumo do livro educaçao fisica raizes europeias e no brasil
  • Resumo do Livro (A EDUCAÇÃO FISICA CUIDA DO CORPO E “MENTE”)
  • Resumo do livro A educaçao fisica cuida do corpo e mente
  • RESUMO DO LIVRO METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Resumo crítico sobre o livro o que é educação física?
  • Resumo crítico sobre o livro o que é educação física?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!