RESUMO DO LIVRO O MUNDO GLOBALIZADO

Páginas: 14 (3484 palavras) Publicado: 3 de maio de 2015

Trabalho Conjuntura Econômica




Livro: O Mundo Globalizado

Curso: Relações Internacionais
Turno: Noite
Aluna: Rebecca da Cruz Araujo
Matrícula: 2014102158






























Capítulo I – O que é globalização

No mundo globalizado, as distâncias geográficas são extintas pela expansão dos fluxos de informações que atingem todos os lugares do mundo, no momento em que os eventos semanifestam. Assim, podemos acompanhar de forma quase instantânea todos os acontecimentos e saber mais rapidamente sobre o que se passa com nossos contemporâneos em várias partes do mundo do que em qualquer outra época histórica. Podemos, enfim, nos deslocar de um país a outro com mais facilidade, tornando os países interligados. Enfim, as empresas, os indivíduos, os movimentos sociais e os governosnacionais e locais estão atualmente conectados a uma extensa rede de informações, o que traz impactos econômicos, culturais e políticos profundos para todas as sociedades.
No plano econômico, os produtos que consumimos são, cada vez mais, produzidos em outros países, sendo que alguns produtos brasileiros também são encontrados em vários países do mundo. Ao mesmo tempo, há empresas que produzembens de consumo, máquinas e componentes em outros países que não o seu de origem. Percebemos também, ao final do século XX e no início do XXI um processo crescente de fusões e aquisições, envolvendo empresas de várias partes do mundo, as quais procuram conquistar um mercado internacional cada vez mais amplo. Ou seja, a globalização avança de forma expressiva na dimensão econômica, com a aberturacomercial das economias nacionais e a expansão das multinacionais que ocupam pontos estratégicos para a produção e distribuição internacional. Essa aceleração dos fluxos econômicos que ultrapassam as fronteiras geográficas ocorre em setores tradicionais, como alimentos e vestuário, mas especialmente nos setores das novas tecnologias e das aplicações financeiras em Bolsas de Valores. Também o esporte,o cinema e a música - por meio dos negócios milionários envolvendo a venda de jogadores de futebol ou do lançamento em vários países de novos filmes e sucessos musicais - estão crescentemente ultrapassando as fronteiras nacionais. Portanto, os produtos culturais adquirem uma exposição global, comprometendo muitas vezes os padrões estéticos existentes e a identidade de grupos sociais e sociedadesnacionais, que sofrem a concorrência da moda globalizada.
A globalização, no entanto, não afeta todos os países da mesma forma, nem se manifesta com a mesma velocidade nas várias dimensões da vida coletiva. A globalização econômica avança de forma mais rápida, integrando empresas e conectando mercados. As divisões entre países tecnologicamente avançados, países subdesenvolvidos com potencialindustrial e países desprovidos de uma estrutura econômica são mantidas e até mesmo, ampliadas. Os países desenvolvidos em grande parte são os “Globalizadores” e os países subdesenvolvidos os “Globalizados”, ou seja, as empresas multinacionais estão sendo instaladas em novos mercados, novos países, que consequentemente globalizam a região onde estão sendo instaladas.
Globalização, portanto, não querdizer uniformidade ou homogeneização das condições econômicas. A mudança de governo em um país pode afetar diretamente os interesses de empresas, aplicadores financeiros e trabalhadores de outros países.


No plano político, contudo, a globalização avança a passos mais lentos. Não existe um governo global e, ainda que se possa falar de movimentos sociais globais, os conflitos políticos continuam semanifestando de forma prioritária nos espaços nacionais.
A ampliação das conexões econômicas, culturais e políticas entre indivíduos, movimentos sociais, empresas e países é um processo real e concreto e compõe o núcleo do que chamamos de mundo globalizado. Entretanto, nesse início do século XXI, tratasse de um processo incompleto. Por isso, devemos tomar cuidado quando tentamos imaginar que num...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do capitulo 01 do livro- Gestão do Serviço de Enfermagem no Mundo Globalizado.
  • Uma resenha crítica do livro “O Mundo Globalizado”
  • resumo: Cidadania e direitos num mundo globalizado.
  • Resumo livro o mundo de sofia
  • Resumo do livro o mundo de sofia
  • RESUMO DO LIVRO O MUNDO EM QUE VIVI
  • Resumo do livro como vejo o mundo
  • Resumo do livro: O Mundo é Plano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!