resumo do livro o gaucho

Páginas: 9 (2018 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2015
Primeira Parte – O Peão.
● José de Alencar exalta muito os Pampas e as regiões do Sul.
● Manuel cavalga com Morzelo e avista um rancho, para e conversa com Chico Baeta, dizendo que está a procura do coronel.
● Chega a vila de Jaguarão. Bento Gonçalves que é comandante da vila, prende Juan Lavalleja (herói da independência de Montevidéu) e os soldados que foram derrotados pelas forças legais eobrigado a passar a fronteira. O gaúcho chega à pousada, guarda os animais ao porteiro, senta no alpendre e pede uma cuia de mate (chimarrão). No alpendre estavam todas as pessoas conversando sobre o acontecimento do dia. Catita aparece no alpendre perguntando da briga. Os homens admiravam sua beleza e a elogiavam. Félix fala que ela há de ser sua noiva. Lucas Fernandes pergunta à filha quem elaescolhe, e ela diz que não escolhe nenhum. Ela escolhe Miguel Canho, que estava sentado no parapeito do alpendre e Catita diz a ele que quer ele para ser seu noivo, e ele responde com um olhar interrogador, que só quando Catita for viúva ele será seu noivo. Catita sai dali triste.
● Manuel vai conversar com seu padrinho Bento, e conta sobre sua vingança e que quer encontrar o homem que matara seupai.
● O gaúcho está na província de Entre-Rios, D. Romero traz um égua consigo e diz que ninguém será capaz de montar nela. Mas Manuel o subestima, dizendo que consegue. Romero daria a égua de graça para quem conseguisse montar nela. Canho domestica a égua com os truques aprendidos com seu pai, e consegue ficar com ela.
● O gaúcho e a égua Morena estavam cavalgando, quando Morena solta um gemido enão consegue mais correr, cai de joelhos metendo o focinho na fenda da caverna. O filhote havia nascido. A égua e o poldrinho saíram abraçadas, cruzando o pescoço e acariciando. Depois de 8 dias, o filhote escorrega e cai na gruta. A mãe faz esforços para tirar o filhote dali. Na ausência da mãe, o poldrinho consegue chegar ate a fenda e introduzir o focinho, onde foi amamentado assim por algunsdias.
● Manuel chega na gruta e consegue tirar os rochedos, fica com as mãos ensanguentadas e entra no ventre da caverna. O gaúcho salva o poldrinho dali, com a ajuda de Morena que o puxa pelas crinas.
● Manuel se despede de Morena e do poldrinho, pula no cavalo e parte longe daquele sitio. Vira o rosto para ver a baia e escorre uma lágrima de seu rosto. Mas depois de algum tempo cavalgando,Manuel volta para buscar Morena e o filhote.
● No dia seguinte o gaúcho avista uma casa. Conversa com um menino, que diz que seu pai está doente. Manuel entra na casa de Barreda e ajuda o enfermo que está muito mal, com muita febre. No outro dia, Manuel volta para ajudar o homem, e pede para sua mulher tirar a roupa dele. Enquanto isso, ele abateu um novilho com uma pancada na nuca. Correu até acasa, envolveu o corpo do enfermo na pele tépida e sangrenta. Manuel enfim cura Barreda, que pede para o gaúcho ir buscar um dinheiro na casa de Perez, que um chileno estava devendo, e Manuel vai. Quatro dias depois estava com o dinheiro.

Segunda parte – Juca.
● Manuel vai até Poncho-Verde para visitar sua mãe Francisca e sua irmã, Jacintinha.
● Capítulo 2 conta sobre o pai de Manuel, João Canho,que era um grande e conhecido amansador da campanha. Aparece Loureiro pedindo ajuda para se refugiar ali na casa de João, que o ajuda. Pouco depois, chegam quatro gaúchos atrás de Loureiro, e João nega a presença deste. João Canho e os gaúchos orientais lutavam. João se distrai e o oriental aproveita, crava uma lança nas costas dele e depois foge. O amansador solta um grito medonho. Manuel vendotoda aquela cena, segura a lança assassina que tinha acabado de arrancar da ferida.
● Algum tempo depois, Loureiro volta e se casa com Francisca que está viúva. Manuel nunca aceitou esse casamento e sempre odiou o padrasto. Jurou vingança ao pai e iria matar Loureiro.
● Juca, filho mais novo de Francisca fica doente e dias depois morre. Manuel não fica triste com a morte do irmão, pois pensa que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro O gaucho
  • Resumo do livro a organização dos livros
  • Resumos de livros
  • Resumo do livro
  • Resumo livro
  • resumo de um livro
  • Resumo livro
  • Resumo do livro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!