Resumo do livro o cortiço capítulo 5

Páginas: 3 (566 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
No dia da chegada de Jerônimo ao cortiço, por volta das sete horas da manhã, para ocupar a casinha alugada na véspera. Ele acompanhado de sua mulher, chamada Piedade de Jesus e sua filhinha.
AMachona, como todos daquele lugar estavam curiosos pra saber quem era aquela família que acabara de chegar, eles reparam tudo, desde os móveis que os novos moradores trouxeram, até as roupas que os mesmosvestiam.
Três horas depois, Jerônimo e Piedade achavam-se instalados e dispunham-se a comer o almoço, que a mulher preparara o melhor e o mais depressa que pôde. Ele contava aviar até a noite umainfinidade de coisas, para poder começar a trabalhar logo no dia seguinte.
Jerônimo viera da terra, com a mulher e uma filhinha ainda pequena, tentar a vida no Brasil, na qualidade de colono de umfazendeiro, em cuja fazenda mourejou durante dois anos, sem nunca levantar a cabeça, e de onde afinal se retirou de mãos vazias e uma grande birra pela lavoura brasileira. Para continuar a servir naroça tinha que sujeitar-se a emparelhar com os negros escravos e viver com eles no mesmo meio degradante, encurralado como uma besta, sem aspirações, nem futuro, trabalhando eternamente para outro.Não quis. Resolveu abandonar de vez semelhante estupor de vida e atirar-se para a Corte, onde, diziam-lhe patrícios, todo o homem bem disposto encontrava furo. E, com efeito, mal chegou, devorado denecessidades e privações, meteu-se a quebrar pedra em uma pedreira, mediante um miserável salário. A sua existência continuava dura e precária; a mulher já então lavava e engomava, mas com pequenafreguesia e mal paga. O que os dois faziam chegava-lhes apenas para não morrer de fome e pagar o quarto da estalagem.
Jerônimo, desgostoso de seu trabalho atual, pela morte de seu patrão e pela máadministração dos seus sucessores, ouviu a indicação de João Romão, e resolveu procurá-lo. E João Romão, após o desastre com um de seus melhores empregados, procurava alguém como Jerônimo.
Quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo do 3º capitulo do livro O cortiço
  • Resumo do capitulo 5 do livro de sociologia
  • Resumo 3 capitulos finais do livro o cortiço
  • Resumo do capitulo 1 e 5 do livro administração de marketing
  • resumo do capitulo 5 do livro " casa grande e senzala
  • Resumo do capitulo 5 do livro "O que é religião" de Rubem Alves
  • Resumo do capitulo 5 do livro introduçao a engenharia
  • Resumo Livro Gestão Empresarial Capitulos 5 a 7

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!