resumo do livro o caso dos exploradores de cavernas

Páginas: 5 (1042 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2014
Faculdade Doctum
Curso de Direito








Ariane Silva da Cruz
Prof: José E. Balikian
Projeto Integrador








Resumo do livro:
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA, de Lon L. Fuller









Vitória
2014
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS

A obra de Lon L. Fuller trata-se de uma história fictícia de quatro acusados que são membrosda Sociedade Espeleológica, uma organização amadorística de exploração de cavernas que são condenados a forca pelo assassinato de Roger Whetmore. Como rege a lei “Quem quer que intencionalmente prive a outrem da vida será punido com a morte N.C.S.A. (n.s.) Parágrafo 12–A. Este dispositivo legal não permite nenhuma exceção aplicável à espécie, ”. A cena se trata de um recursoà Suprema Corte de Newgarth após sentença promulgada pelo Tribunal do Condadode Stowfield. Assim que dissolvido o Tribunal do Júri, enviaram uma petição junto ao Chefe daquele Poder, pedindo-lhe que a pena fosse comutada em prisão de seis meses, mas até o momento nada resolveu o Executivo.

A historia se inicia quando cinco homens, exploradores de cavernasentram em uma caverna de rocha calcária e ocorre um desmoronamento de terra, onde blocos pesados bloqueiam sua única via de saída. Após os comunicados de suas famílias ao secretario da Sociedade, mobilizou-se equipes para o resgates. Com o grau de dificuldade, foi necessário ampliar recursos e buscar mais especialistas, porem de nada adiantou pois haviamais deslizamentos que impediam a busca e que causou a morte de dez operários de resgates, só conseguiram libertar os sobreviventes no trigésimo segundo dia após a entrada dos mesmos naquele local.

Souberam que os exploradores possuíam uma espécie de radio comunicador, logo os confinados souberam que não possuíam recursos de sobrevivência até o fimde resgate. Foi então que um deles de nome Roger Whetmore teve a idéia de falar com os médicos se eles se alimentasse da carne de outro confinado teria chances de sobrevivencia
a resposta do medico foi positiva, a escolha seria feita pelo um lance de dados, perguntaram aos oficiais e como não obtiveram respostas e a pilha do radiodescarregou,deram continuação ao acordo

Foi registrado que o próprio Whetmore foi quem propôs essa solução e também teria proposto que tirassem na sorte, os companheiros exitaram no primeiro momento, mas logo concordaram. Antes mesmo de ser lançado a sorte Whetmore desiste do acordo, mas seus companheiros os acusam de violar o acordo,o mesmo perde e émorto e dado de alimento para os demais.
Logo após de serem tratados, são denunciados pelo assassinato de Roger Whetmore, a Suprema Corte passa então através de seus quatro juízes a proferir sua decisão.






Foster, J.

Segundo Foster a lei serve para pessoas naturais e que vivem em sociedade em comum acordo com as leis por elasestabelecida, dessa forma tão importante quanto respeitar uma lei, ainda que natural “não atentar contra a vida” , é também importante defender a vida, nesse caso a vida dos quatro indivíduos restantes. Também observa que os cinco estavam numa realidade diferente a nossa, e viviam numa sociedade onde eles criaram as leis. Portanto Foster, absolveu os quatrointegrantes da equipe, dentro da sua visão de Direito Natural, ele abordou dois pontos para a sentença de absorvição.

O direito natural, ela vai afirmar que os mesmos estariam em uma situação em que o poder do Estado não seria predominante , colocando o predomínio da “lei da natureza”. A partir do momento que tais homens estivessem distantes, em um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro: “o caso dos exploradores de cavernas”
  • Resumo do livro o caso dos exploradores de caverna.
  • Resumo do livro o caso dos exploradores de caverna
  • Resumo do livro "O Caso dos Exploradores de Caverna"
  • Resumo do livro: o caso dos exploradores de cavernas
  • Resumo e conclusão do livro o caso dos exploradores de cavernas
  • resumo e sentença própria do livro " O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA"
  • Livro- o caso dos exploradores de cavernas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!