Resumo do livro "O Banquete" de Platão

Páginas: 3 (630 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
No Banquete, Apolodoro e seu companheiro, cujo nome não é revelado estão indo de casa, em Falero, para a cidade, quando são interrompidos por Glauco, que queria informações a respeito da conversadeles. Aristodemo havia estado presente no banquete que se deu a discussão a respeito da amizade. Esse contou o que tinha acontecido lá para Apolodoro e esse, por último, se empenha em relatar oacontecido na presença do seu Companheiro e de Glauco. O banquete ocorreu na casa de Agatão, discípulo de Sócrates. Lá discursaram sobre o amor, ou sobre a amizade. Além desses dois, estava Fedro, Pausânias,Erixímaco e Aristófanes. O que realmente se passou na casa de Agatão começa a ser relatado por Apolodoro. Sócrates chega por último, quando todos já estavam acomodados e o banquete já havia seiniciado.
Os discursos sobre o amor iniciam com Fedro: "iniciou o seu discurso [Fedro] declarando que Eros era uma divindade poderosa e admirável, tanto entre os homens como entre os deuses, por váriasrazões, mas, antes de tudo, pelo nascimento." E é devido a isso que toda a discussão se inicia.
Logo em seguida Pausânias diz que existem dois tipos de Eros para os homens, um vulgar e repudiável, outrosendo uma força educadora. O amor para Pausânias é sinônimo de liberdade para o homem. O amante faz coisas que escravo algum aceitaria fazer.
Depois seria a vez de Aristófanes. Mas ele seencontrava soluçando e passou a palavra para o próximo, Erixímaco. Mas em vez de discursar, deu soluções para os soluços de Aristófanes. Erixímaco tem uma visão naturalista, que atinge a natureza. Via Eroscomo um Deus poderoso e dizia que existia um Eros bom e um ruim. Quando Erixímaco termina sua fala, Aristófanes (com seus soluços já cessados) começa seu discurso. Para ele, Eros é um anseio, é o que ohomem busca para ser completo. Uma das coisas que revela isso é a saudade dos amantes que não desejam se separar em tempo algum. Quer deixar evidente que não se trata apenas de uma conexão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro"o banquete"Platão
  • Resumo do livro o banquete de platão
  • Resumo o banquete de platão
  • O Banquete, Platão, Resumo e Discussões
  • resumo o banquete platão
  • O banquete de platão resumo
  • Resumo O Banquete
  • Resumo- O Banquete de Platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!