Resumo do livro I a República

Páginas: 7 (1522 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2014
Platão e o seu projeto:

Platão foi o maior filosofo de todos os tempos. Filho de Ariston, descendente do rei Crodo, e de Perictione, que fazia parte da família de Sólon, legislador de Atenas e percursor da democracia. Ambos eram de família aristocracia ateniense. Seu nome verdadeiro era Arístocles, dado em homenagem ao seu avô. Uns diziam que ele recebeu o apelido de Platão por sua amplafronte ou por seu físico avantajado. Platão pode ser traduzido por “ombros largos” ou imensa capacidade de escrever.
Platão nasceu em 429 a.C, três anos antes da guerra de Peloponeso (Atena x Esparta), que durou quase 30 anos, Péricles, o supremo general de Atenas, obrigou a população a se refugiar dentro dos muros da cidade e do porto, chamado Pireu. Péricles morreu devida uma grande epidemia depeste ateniense, que matou, mas de um terço da população.
Platão recebeu uma ótima formação pelos sofistas (Sábios, detentores do saber), assim como os jovens aristocratas de Atenas. Ginástica, Música e poesia para a alma. Por volta dos 20 anos se tornou ouvinte de Sócrates. Platão viajava bastante, e nessas viagens conheceu vários filósofos. Em 399 a.C um acontecimento decidiu sua vida, Sócrates foicondenado a tomar cicuta, um poderoso veneno, ele era acusado de corromper jovens, de negar-se a se prostrar mediante aos deuses de Atenas. Na verdade Sócrates foi morto por interesses de vingança político. Platão totalmente decepcionado por terem matado o homem mais sábio e justo do seu tempo, dedicou-se com todas as forças à reflexão, e viajou para o Egito e à Grécia, tudo isso para preservar amemória de seu mestre.
Em 387 a.C, Platão fundou em Atenas uma escola de filosofia, chamada Academia, levou esse nome, pois o local era dedicado ao deus Academo.
Em 367 a.C ingressou na Academia um jovem de inteligência brilhante e se destacou, e se tornou o mais genuíno discípulo de Platão, seu nome era Aristóteles.

Eram ensinados que não deviam escrever sobre algo corruptível como opergaminho ou o papiro, mas na alma, que é imortal, Porém isso não impediu que Platão se tornasse um dos escritores mais fecundos da historia da filosofia, escreveu trinta e seis obras, dentro dessas, um conjunto de treze cartas.
As maiorias de suas obras são de diálogos, e seu personagem principal é Sócrates, que conduz o diálogo com um ou mais interlocutores. Platão reproduzia em suas obras o modosocrático de conversar com perguntas e ironia, que levava o interlocutor a reconhecer sua ignorância. Sócrates tinha o apelido de “Torpedo”. A primeira parte do diálogo era destrutiva, na segunda parte agia como uma parteira, fazendo seus interlocutores darem a luz ao conhecimento que estariam dentro da alma. Esse método socrático era conhecido como maiêutica. Nos escritos platônicos outroscondutores era estabelecido pela cidade de origem.

Ordem Cronológica (Aproximada)
1-Escritos da juventude (Inclui a Defesa de Sócrates- no tribunal)
2-Escritos da Maturidade (Inclui a República- sobre a Justiça)
3- Escritos da Velhice (Inclui Timeu- sobre a natureza)
Platão se interessou por quase todos os campos do saber. Preocupava-se mais com as questões relacionadas á vida humana. Aperfeiçoou omodo socrático de investigação, chamado de dialética. Platão valorizava o estudo da geometria, aritmética, astronomia e música.
Platão recorreu algumas vezes ao mito para explicar alguns pontos difíceis do ensinamento. A diferença entre mito e filosofia está no fato que a explicação filosófica não recorre à representação fantástica e poética, mas serve-se para a razão demonstrativa.
Os mitosmais famosos inventados por Platão estão no diálogo: A República.
Aristóteles foi discípulo de Platão e por 20 anos estudou na Academia. O mesmo revelou que existiam ensinamentos não escritos por Platão, chamados de ‘ Doutrinas não escritas’.
Platão morre em 348 a.C, com 80 anos de idade. Deixou uma legião de discípulos. Suas ideias eram a busca da verdade e da essência das coisas. O que está na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Republica, Platão
  • A república- livro i
  • A República de Platão
  • A República livro I e II
  • Livro VII A Republica resumo
  • Resumo do Livro "A república" de Platão
  • Resenha da obra "A República, livro I"
  • Resenha Platão Livro I A república

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!