Resumo do Livro "A Língua de Eulália".

Páginas: 4 (840 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2013
Estudos Sociolinguísticos

Resumo do livro “A Língua de Eulália”

Em sua obra Marcos Bagno, pesquisador e estudioso na área de sociolinguística, mostra e desfaz mitos e preconceitos relativos alíngua, além de debater sobre a língua padrão, variedades, conhecimento, erro e mudanças, partindo de observações feitas desde a língua de Eulália, ex-empregada e amiga de Irene, até o latim. Atravésda personagem Irene, que é uma estudiosa da língua, e três universitárias, o autor apresenta, de forma didática, uma visão ampla da linguística, entrelaçando a sociolinguística, a fonética, afonologia, a morfologia etc.
 A professora Irene, personagem principal do livro, recebe em sua casa nas férias de julho, sua sobrinha e duas amigas dela da faculdade. As meninas acham engraçado o modo defalar de Eulália, amiga de Irene, que usa termos como: véio, trabáio, cuié, broco, grobo... Assim o autor inicia uma discussão sobre português padrão (PP), português não padrão (PNP) e variedadelinguística, colocando de imediato que “a fala de Eulália não é errada: é diferente. É o português de uma classe social diferente da nossa.”.
Através de uma série de explicações Irene mostra que o portuguêsnão é a única língua no Brasil, além das línguas indígenas e dos imigrantes há uma grande variação do português, como os linguistas dizem “toda língua muda e varia”. A personagem também resalta acriação da norma padrão a qual somos submetidos quando entramos na escola e como as pessoas que usam o português não padrão, que são tratados como deficientes linguísticos e inferiorizados, tem dificuldadeem aprender o PP.
Apesar das pessoas do PP terem grande preconceito com os falantes de PNP, elas não percebem, ou fingem não ver, a mudança histórica nas palavras, não só no português, mas noespanhol e francês (que de certa forma influenciam o português) e sua economia e facilidade. Os gramáticos tentam impedir a evolução dessa língua por ser uma língua de pobre. Claro que o PP deve ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro a língua de eulália
  • resumo do livro a lingua de eulalia
  • Resumo do livro A Lingua de Eulalia
  • Resumo de um Capítulo do Livro A língua de Eulália
  • Resumo da Língua de Eulalia
  • livro a lingua de eulalia
  • Resenha: o livro a lingua de eulália
  • LIVRO A LINGUA DE EULALIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!