Resumo do livro a caverna de josé saramago

Páginas: 5 (1006 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
A caverna- José Saramago.
Resumo da obra
Conta a história de uma família, composta por Cipriano Algor (significa o frio prenunciador da agitação febril) que tem sessenta e quatro anos, é oleiro de profissão, sua olaria é um negócio de família, passado do seu avô, para seu pai e chegando a ele. Seu genro, Marçal Gacho (significa o lugar do pescoço que suporta a canga) que ainda não chegou aostrinta anos e é guarda interno no Centro. Sua filha Marta, que o ajuda na fabricação das louças de barro. Com o avanço da tecnologia, o Centro para de encomendar suas peças de barro e passa a comprar peças de plástico, que são mais econômicas.
Com a olaria em crise, Cipriano e Marta resolvem mostrar algo diferente ao Centro, fabricando-lhes seis tipos de bonecos de barros. O chefe de departamentode compras do Centro faz uma encomenda experimental dos bonecos de barro para ver se os clientes se agradam do novo produto.
Cipriano encontra um cão e o coloca o nome de Achado, este animal ter comportamento e raciocínio de um ser humano.
Marçal está para ser promovido de cargo e terá que se mudar com sua esposa Marta para o Centro, eles planejam levar Cipriano, mas este não quer ficar longe desua casa e da olaria, que viveu junto com sua esposa Justa Isasca, já falecida.
Após entregar parte da encomenda dos bonecos de barro, o departamento de venda lhe informa que fará um inquérito para verificar se as pessoas se interessariam em comprar estes produtos, mas o resultado do inquérito deu resultados negativos, apenas duas pessoas gostaram dos produtos.
Marçal é promovido a guardaresidente, então se muda para um apartamento no Centro com sua esposa, que está grávida e seu sogro Cipriano. Como no Centro não é permitido a criação de animais, Cipriano deixa seu cão Achado para ser cuidado por Isaura, uma vizinha, por quem está apaixonado e se declara ao despedir-se. Ela o corresponde, mas ele não aceita casar-se com ela, por não ter condições financeiras de suprir suasubsistência, já que a olaria faliu.
No Centro, Cipriano se divertia a descobrir as atrações oferecidas, mas ele não gostara de morar lá, pois não tinha acesso a luz do sol e da lua e nem podia abrir as janelas por causa do ar condicionado.
Marçal e os demais guardas residentes, são convocados para fazer a segurança de uma gruta no subterrâneo sob sigilo absoluto, vestidos a paisana e em turnos variados.Marçal acaba contando informações demais sobre esse serviço a Marta e a Cipriano, este se interessa por saber o que está acontecendo no subterrâneo e em um dos turnos de Marçal, resolve ir investigar o caso. Chegando lá, encontra Marçal e o pergunta o que está acontecendo, e este orienta ao sogro a entrar na gruta e ver com seus próprios olhos. Na gruta, encontra três homens e três mulheres mortos,atados ao banco de pedra. Após o que viu, resolve voltar a casa do campo e a olaria.
Cipriano pega sua furgoneta, dirige até a casa de Isaura para revê-la e buscar seu cão, mas não a encontra. Resolve ir para sua casa, lá chegando, vê Achado e logo em seguida Isaura, que lhe fala que Marta tinha dado uma cópia da chave da casa a ela, para que pudesse cuidar da casa.
Eles se beijam e resolvemficar juntos, Cipriano lhe conta tudo o que aconteceu no Centro. Marçal pede demissão do seu serviço, e com Marta deixa o Centro, pois acreditam que lá não é lugar para criar seu filho, que logo nascerá e também pelo que viram lá.
Sem ter lugar para trabalhar e condições de se sustentar, Marçal, Marta, Isaura e Cipriano decidem colocar suas coisas na furgoneta e irem viajar para um destinodesconhecido em busca de um lugar melhor.
Análise
Na obra, o autor utiliza frases e períodos compridos, usando a pontuação de uma maneira não convencional; os diálogos das personagens são inseridos nos próprios parágrafos que os antecedem, de forma que não existem travessões. Este tipo de marcação das falas propicia uma forte sensação de fluxo de consciência, a ponto de nos confundir se um certo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro "caim" de josé saramago
  • A caverna
  • A CAVERNA DE JOSÉ SARAMAGO: UMA LEITURA URBANÍSTICA
  • Resumo do livro "os exploradores de caverna"
  • Resumo do livro os exploradores de caverna
  • Resumo livros os exploradores de caverna
  • Resumo do livro exploradores de cavernas
  • Resumo Do Livro Exploradores De Caverna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!