Resumo do livro: Teorias da comunicação: um panorama crítico e comparativo

Páginas: 36 (8922 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
MARIANA TENÓRIO DA COSTA FIGO




















RESUMO
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO: UM PANORAMA CRÍTICO E COMPARATIVO







Trabalho apresentado ao Professor Dr. Aloísio Nunes da disciplina Teoria da Comunicação I da turma do segundo semestre do curso de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.Maceió, 8 de janeiro de 2013
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO

A comunicação sempre existiu sempre se fez necessária. Junto com essa necessidade de se comunicar também veio a necessidade de entender a comunicação em suas origens, e tão variadas definições.
Freud, Saussure, Barthes, Jakobson, Peirce, estudiosos que aprofundaram seus estudos sobre a comunicação partindo da insuficiência do conhecimento jáexistente sobre semiótica e outras tantas teorias.
Este texto vem abordar de forma clara e crítica um panorama sobre as teorias da comunicação,estão presentes aqui a teoria da comunicação abstrata, humana, social, comunicação de massa, comunicação enquanto teoria das mídias, a polêmica indústria cultural, a comunicação pós-massa, e a semiótica apresentada por Peirce.DESENVOLVIMENTO

CAPITULO I – TEORIA DA COMUNICAÇÃO CONCEITUAL E ABSTRATA

Este primeiro capítulo trata de um conceito de comunicação como um todo. Parte da Grécia buscando em Aristóteles a retórica, que também fundamenta o princípio da comunicação que conhecemos.
Além da retórica o capítulo trata também da comunicação enquanto ciência, dos conceitos linguísticos, da psicanálisee da dialética do trabalho Marxista.
1. A retórica e a comunicação
Ao partir da ideia e certeza de que a comunicação sempre existiu e se fez necessária, procura-se designar, conceituar comunicação. O conceito de comunicação começou a aparecer mais claramente a partir do século XX, porém pode-se afirmar que os processos de construção desses conceitos partem da Grécia antiga, onde já havia umateoria da comunicação denominada retórica.
Aristóteles foi o primeiro a fazer um trabalho sistemático a respeito da retórica, vale lembrar que a teorização da retórica partiu de um tempo onde a escrita ainda não era tão popular entre os estudiosos, Platão, por exemplo, desconfiava da escrita e Sócrates, apesar da retórica estar bastante presente em seu trabalho, nada escreveu sobre ela.
Naretórica, emissor e receptor são posições bem definidas e as mensagens que unem ambos também são bem específicas, na retórica busca-se o êxito, a eficácia de um discurso.
Apesar da objetividade da retórica era óbvio que uma hora ela seria deixada de escanteio devido aos avanços dos mecanismos de pensamentos.
2. A ciência da comunicação
Antes de aparecer enquanto tema de estudo da academia, acomunicação apareceu na publicidade e na propaganda. A revolução industrial possibilitou o surgimento dos meios de comunicação em massa: jornal, fotografia, cinema, rádio, televisão, internet, etc., que passaram a se valer muito mais de técnicas persuasivas do que de técnicas filosóficas, para fazer com que o público comprasse seu produto.
A propaganda visa oferecer o agradável a seu público. A verdade éque a impressa tomou conta do cenário no final do século XIX e começou do século XX, principalmente a imprensa de uso político, que fazia publicidade de uma ideia. A propaganda propriamente dita, historicamente veicula mensagens que busca persuadir o seu possível leitor das qualidades inigualáveis do produto que quer vender. Uma das citações presentes no livro sobre propaganda diz: “ [...] A únicafinalidade da propaganda é promover vendas. É ou não lucrativa de acordo com as vendas. [...] Quanto mais você disser, mais vende.”
A palavra comunicação só apareceria em títulos de livros no final dos anos 40 do século XX. Nos anos 40 do mesmo século XX o campo de estudo, em estado de coalescência, começa a se constituir como um domínio distinto, um campo próprio de estudo. Vários modelos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias da comunicação: um panorama crítico e comparativo (resumo)
  • Teorias da Comunicação um panorama crítico e comparativo
  • Resumo do livro “teorias da comunicação” de mauro wolf
  • RESUMO CRÍTICO: LIVRO DE ELI
  • Resumo livro senso critico
  • RESUMO CRÍTICO LIVRO O QUE É FOTOGRAFIA
  • Resumo crítico teoria da administração
  • Livro teorias da comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!