Resumo do livro Teoria Geral da Administração - Chiavenato

Páginas: 32 (7839 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2013




UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO












RESUMO DO LIVRO












Dienifer Canabarro Scolari
Djulian Paes da Rosa
Lucas Zuchetto de Oliveira












Santa Maria, RS, Brasil
2012

PARTE I – OS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
A administração tem a tarefa de interpretar osobjetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.
A história das empresas podes ser dividida em fases: fase artesanal-desde a antiguidade até a pré-Revolução industrial (até 1780); fase da transição para aindustrialização-1º revolução industrial (1780 até 1860); fase do desenvolvimento industrial-após a 2º Revolução Industrial (1860 a 1914); fase do gigantismo industrial - entre as duas grandes guerras mundiais (1914 a 1945); fase moderna-Pós-guerra até a atualidade (1945 a 1980);fase da incerteza-momento atual(após 1980).
A fim de melhorar o entendimento sobre as organizações surge a teoria daadministração que teve vários focos ao longo de sua história. Na sua 1ª fase deu mais ênfase para as tarefas, é abordagem típica da administração científica que buscou sobretudo diminuir as perdas e o desperdício, assim Taylor, seu precursor, se preocupou em construir um modelo de administração baseado na racionalização do trabalho no nível organizacional, buscando uma maior produtividade. Aderiutambém à produtividade em massa cujos princípios são: padronização, racionalização do trabalho e movimento ordenado do produto através da linha de montagem, numa série de operações planejadas em postos de trabalho específicos. A ênfase nas tarefas no nível do operário representa o primeiro enfoque administrativo, ainda muito carente e limitado a poucas variáveis da realidade empresarial, não sendoassim muito eficiente. Já a 2ª fase dá ênfase para a estrutura organizacional, ela abrange a Teoria Clássica de caráter prescritivo e normativo prescrita por Fayol, a Teoria Burocrática prescrita por Max Weber, que visa à racionalidade e a eficiência da organização e a Teoria Estruturalista que introduz o conceito de sistema aberto no estudo das organizações e busca a análise não só do meiointerno da organização como também do ambiente externo. Na 3ª fase a ênfase é sobre as pessoas,é a chamada abordagem humanística, fase que abrange a Escola das relações humanas e tem como precursores Mayo e Lewin. Trata-se de uma abordagem mais democrática e liberalizante da enfoque para o homem como ser social , um dos principais objetivos dessa escola foi quebrar o excessivo controle hierárquico eencorajar a espontaneidade do trabalhador. A Teoria comportamental também incorporada pela 3ª fase da Teoria da administração salienta que a decisão é mais importante do que a execução que a procede, ela procura potenciar as motivações individuais e tentar reduzir os conflitos entre os objetivos organizacionais e individuais dos trabalhadores. Surge também a Teoria do Desenvolvimento organizacionalque engloba a Teoria dos sistemas e almeja uma mudança organizacional planejada. A 4ª fase da ênfase para a tecnologia, nela administrar é lidar com tecnologia, a Teoria da contingência incumbiu-se rapidamente em adotar essa preocupação aliando-a a preocupação com o ambiente tendo assim uma abordagem mais ampla do meio industrial. A 5ª e última fase da ênfase no ambiente aqui surgem a Teoria dacontingência, com a abordagem de sistema aberto e a Teoria Estruturalista e Neo-Estruturalista voltadas para a análise intra-organizacional e ambiental, também com a abordagem de sistema aberto.
A tarefa administrativa nas próximas décadas será incerta e desafiadora, pois deverá ser atingida por mudanças e transformações carregadas de ambigüidades e incertezas. As empresas terão de continuar a se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de teoria geral da administração
  • Resumo Parte 1,2,3 Teoria geral da administração Chiavenato
  • Introdução a Teoria Geral da Administração – Idalberto Chiavenato
  • Resumo-introdução à teoria geral da administração-chiavenato
  • TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO CHIAVENATO
  • Introdução à Teoria Geral da Administração
  • Livro Teoria Geral da Administracao
  • Resumo 1ª capitulo do livro teoria geral da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!