Resumo do livro: singer, paul. o capitalismo. sua evolução, sua lógica e sua dinâmica.

Páginas: 10 (2377 palavras) Publicado: 12 de junho de 2013
CAPÍTULO UM.
A economia de mercado antes do capitalismo era baseada na produção para o próprio consumo, pouco do que se produzia era usado como mercadorias. As pessoas dependiam apenas parcialmente do mercado. Com isso, os padrões de consumo em termos de quantidade e qualidade eram bem reduzidos, e o dinheiro era apenas utilizado para bens de ostentação como joias, roupas finas.
A produção domercado era artesanal e, na maioria das vezes, era composta por familiares. E para diminuir a concorrência, eram formadas corporações, que limitavam o número de produção e colocavam um preço justo ao produto.
No século XVI, com a formação do mercado mundial com as Grandes Navegações, o capitalismo surge como manufatureiro, o capital passa a ser usado na produção, e não mais limitado à circulaçãode mercadorias e valores. O avanço do capitalismo manufatureiro foi lento e desigual, pois dependia de apoio político, que às vezes, causava atrito entre o domínio entre as vias marítimas e os mercados coloniais. O capitalismo manufatureiro trouxe para a época uma divisão técnica de trabalho, na qual, dentro de um mesmo lugar vários trabalhadores com suas respectivas funções, assim cadatrabalhador precisava conhecer apenas o seu trabalho e isso também poupava o tempo do operador para trocar de função, e motivava a criação de ferramentas precisas para cada função. Com isso, surge a produção em grande escala e a sociedade começa a ser totalmente dependente do mercado.
Após a Revolução Industrial, no século XVIII, começaram as invenções de máquinas que faziam o trabalho do operário commaior qualidade e rapidez, e assim surge a maquinofatura, na qual o homem é substituído pela maquina, e ele passa a manter a maquina nas condições aceitáveis de funcionamento, acioná-la e desligá-la. Assim nasce o capitalismo industrial, no qual rejeita a intervenção do Estado na economia e requer a unificação dos mercados para livre concorrência. Essa forma de capitalismo não mudou apenas o mercado,mas também a liberdade com que as pessoas tiveram em produzir, vender e comprar o que quisessem, uma livre expressão do pensamento.
O capitalismo industrial foi ganhando terreno e fez com que a economia de mercado se tornasse capitalista, o que resultou num desenvolvimento de forças produtivas e de pesquisas de aprimoramento. As pesquisas puderam trazer maior tecnologia para a produção,diminuindo o tempo de fabricação, melhorando sua qualidade e diminuindo o preço final.
A tendência do capitalismo é crescer cada vez mais, homogeneizando o mercado e o tornando totalmente capitalista, porém, algumas crises podem acontecer nesse caminho, o que mostra que o capitalismo possa ter alguns limites eu países mais desenvolvidos.

CAPÍTULO DOIS.
O capital, como uma soma de riquezas, precisase valorizar, e essa valorização do capital se da pela seguinte forma: do capital-dinheiro passa para capital-mercadoria; que são formados por trabalho e mercadoria; este capital-mercadoria deve ser transformado a partir do trabalho dos operários em produto, formando outra relação de capital-mercadoria; e por ultimo, vem a venda do produto que transforma essa relação novamente em capital-dinheiro.Todas essas transformações só ocorrem com determinadas condições: se não tiver dinheiro, não poderá haver meios de compra, de produção ou de força de trabalho; os meios de produção devem ser privados, para existir a valorização da produção; precisa haver trabalhadores que não possuam meios próprios de sobreviver economicamente. Portanto, capital é toda essa transformação de processo de produção ecirculação, em que na produção o valor-capital se valoriza e na circulação, o capital-valor já é o mais alto.
O valor, na economia de mercado, pode ser classificado como valor de uso e valor de troca. O valor de uso é que toda mercadoria pode ser consumida, pois há alguém que irá pagar por ela para poder usa-la, o consumidor se dispõe a pagar o bastante para a produção ser retomada. Cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Singer, paul. o capitalismo. sua evolução, sua lógica e sua dinâmica
  • Resumo Livro
  • Resumo livro O capitalismo de Paul Singer
  • Resumo do Livro: "O capitalismo, Paul Singer"
  • Resumo
  • O Capitalismo. Sua Evolução, Sua Lógica E Sua Dinâmica
  • Resenha de "O capitalismo. Sua evolução, sua lógica e sua dinâmica." SINGER, Paul. SP: Ed. Moderna,1987.
  • O capitalismo. Sua evolução, sua lógica e sua dinâmica.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!