Resumo do livro : Rui Chamone Jorge - Chance para uma Esquizofrenica

1655 palavras 7 páginas
Resumo Do Livro – Chance Para Uma Esquizofrênica –

A Paciente M.S da entrada no SER.TO, com diagnóstico de esquizofrenia residual , em seus trinta e seis anos seu aspecto físico era como se tivesse cinqüenta, muito mal cuidada, em todos os aspectos, totalmente desacreditada. Os vários anos de internação haviam fragmentado seu ego, sua personalidade tinha sido aprisionada em meio a duvidas e medos, o estigma da incapacidade justificado pelo seu adoecer psíquico estava muito mais que introjetado em seu ser.

A entrevista com a psiquiatra ocorre no dia quatro de fevereiro de mil novecentos e setenta e sete. Essa faz um trabalho com M.S que durou aproximadamente dois meses, ao termino desse período, no dia onze de abril, a paciente procurou a terapeuta ocupacional. A paciente estava cursando a universidade, há 17 anos, quando um “tarado” correu atrás dela, passando a mão em seus seios, deixando-a muito impressionada e julgando-se “deflorada”, pois a família sempre foi muito religiosa e de educação muito severa. A paciente tinha, na época, 19 anos. Passou a ter crises de nervos, com manifestações agressivas. Foi levada a outra cidade, onde submeteu-se a sonoterapia. Após a alta, ficou em casa algum tempo, “boa”. Não voltou a estudar, mas trabalhava em serviços domésticos normalmente. A primeira internação deu-se há 16 anos aproximadamente (1961), sofrendo outras 13 posteriormente. No momento presente se encontrava em sua pior fase, agitação constante e agressiva.

De certo não era uma situação que nos permitia projetar resultados muito positivos. A principio M.S não permitia que a terapeuta fechasse a porta do ambiente de encontro , e requisitava a todo tempo a presença de sua acompanhante. Seu distanciamento social era inquestionável, assim como o medo do abandono e de se redescobrir. No entanto os trabalhos que inicialmente foram propostos pela terapeuta não faziam necessário um contato social propriamente dito, M.S s

Relacionados