Resumo do livro pobreza política

Páginas: 22 (5351 palavras) Publicado: 14 de junho de 2012
POBREZA POLÍTICA
Pedro Demo
Normalmente quando falamos de pobreza referimo-nos a ela como a falta de bens materiais. A partir da análise do texto em pauta, passei a deixar de ser pobre, isto é, adquirir o conhecimento necessário para mudar minha realidade que consiste em pobreza política.
Pedro Demo traz neste texto uma realidade outrora oculta pela ignorância humana, segundo Demo, pobreza émais que a falta de bens materiais, consiste na falta de conhecimento, exclusão do direito de ser cidadão, ou seja, o maior problema não é ter, e sim, ser. Em outras palavras Pedro Demo está dizendo que a pobreza política é um problema global, pois, pobre é todo aquele que não sabe que é pobre. O propósito o autor neste texto é desligar nossas mentes do que já foi imposto sobre nós, o famososistema. Muitas pessoas deixam-se levar pela ideia hipócrita de que são carentes e necessitam receber ajuda de alguém que os consideram maior que elas, mas, é preciso mudar esta ideia, a questão não consiste em ganhar e sim em conquistar. É possível entender que somos sufocados por medidas já imposta sobre nós e muitas vezes pensamos que estas são para nosso benefício e não precisamos nem podemos lutarcontra esta. Estamos errados.
A pobreza só existe porque a aceitamos. Somos pobres a partir do momento que deixamo-nos ser regidos por governantes que com propostas chulos calam a boca de muitos, como exemplo temos a bolsa família, onde muita família dá-se por satisfeitas, felizes por estar recebendo algo do governo para seu sustento. Seria mesmo algo do governo? É preciso rever nossospensamentos e conceitos e entender que este “benefício” não passa de um “cala-boca” para ficarmos quietos e deixarmo-los confortáveis com a gravidade da situação. Daí surgiram novos questionamentos: É correto termos um mundo desigual? Precisamos acatar ao sistema? E o mais importante: É possível mudar esta realidade? Para começo de conversa estes são pontos fundamentais para a reforma de nossos pensamentose é sobre estes e outros que Demo fala neste texto.
Segundo Pedro Demo os estudos e políticas centram-se, como regra, na pobreza dita “absoluta” a qual compara o pobre consigo mesmo, e evitam discutir a pobreza “relativa” a qual compara o pobre com as partes ricas a população. O motivo destes estudos e políticas se regrarem na pobreza absoluta é lógico, centra-se no fato da realidade da pobrezarelativa ser gritante. Ninguém é pobre sozinho, somos pobres em relação a outros, alguém que nós damos o direito de se cidadão e este é um dos pontos, Demo sugere que a carência de cidadania possivelmente seja a dimensão mais grave nos pobres, pois esta impede que os pobres sejam protagonistas de sua própria emancipação, ou seja, impedem que os pobres tenham direitos e sim apenas deveres. Comopobres politicamente não somos tidos como cidadão, vivemos seguindo por um caminho já determinado para nós, sendo este, o caminho da ignorância. Os programas sociais ditos assistenciais provocam uma realidade fictícia, figurada da realidade que realmente precisamos vivenciar, estes por sua vez, segundo Demo, tendem fortemente a produzir efeitos superficiais.
Quando alguém se põe a confrontar estaabsurda realidade, é facilmente subordinado por negociações feitas com o governo e dá-se por satisfeito. Quando não concordam com a proposta do governo são massacrados, aniquilados e expostos pela mídia como rebeldes enquanto os governantes são postos como vítimas. Diante desta realidade é inadmissível que nos conformemos com esta situação, de uma vez que, somos nós quem o colocamos no poder,iludidos com suas propostas fajutas e pejorativas que calam a boca do pobre e os convence a aceitar que o governo que mais promete programas assistenciais é o melhor. Errado. Precisamos deixar esta pobreza de lado e entendermos que estamos sendo facilmente subornados por estes hipócritas que não apontam e nem prometem melhoras para a pobreza relativa e sim apenas para a pobreza absoluta, mas são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro "pobreza politica" do autor pedro demo
  • resumo livro A Politica de Aristoteles
  • Resumo Do Livro A Política De Aristóteles
  • Resumo do livro o que é política social
  • resumo livro o que é politica
  • Filosofia Política: Resumo do Livro
  • A Politica
  • resumo livro politica pra quê

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!