Resumo do livro nó na gaeganta

737 palavras 3 páginas
A arte Egípcia era criada principalmente pelos desejas dos distintos faraós, já que todos procuravam construir edificações que perdurassem ao longo do tempo e passarem à posteridade. Esta é a principal razão porque utilizavam pedras para as suas construções. Os edifícios mais significativos foram os templos, onde se honrava os deuses e a tumbas, onde se guardava a memória dos defuntos.
Os templos são construídos pelos faraós para os seus eternos pais. Existem vários tipos mas sempre se escolhe como característico o templo de Konsu en Karnak. Os arquitectos Egípcios não utilizam a abobada pela que se trata de uma arquitectura de lintel, criando uma característica sensação de estabilidade. Os seus muros eram extraordinariamente amplos e acabavam inclinados, diminuindo a sua largura à medida que se elevavam.

Estes edifícios estão amplamente bem decorados com elementos vegetais ou animais, ou com hieróglifos, situações histórias, etc. A maioria destas decorações se realizou em relevos, sendo uma das principais fontes para o conhecimento da história do Egipto. Antes de aceder ao templo, nos encontramos com uma longa avenida flanqueada por estátuas de animais divinos, habitualmente esfinges ou carneiros de Amon.

Os obeliscos situados na frente decoram a fachada. A avenida finaliza diante da fachada do templo chamada pilono, que tem forma de trapézio e está construída de forma inclinada, abrindo-se no centro uma porta de acesso também trapezoidal. O pilono nos permite entrar num pátio rodeado de colunas nos lados, restando a zona central a céu aberto. O seu nome é a sala hipetra. Depois se acede a uma nova dependência com colunas, agora totalmente coberta.

Esta sala de colunas de denomina sala hipostila. Desde este lugar se passa-se ao santuário, um espaço rectangular rodeado de corredores onde se encontra a estátua do deus. As diferentes salas do templo vão diminuindo em altura e em iluminação, manifestando-se também uma diferenciação social em cada uma delas.

Relacionados