Resumo do livro: novos princípios do urbanismo

Páginas: 17 (4121 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
Universidade do estado da Bahia, 05 de Maio de 2014





Os novos princípios do urbanismo

Capitulo 1


A relação entre cidade e sociedade é estreita. O surgimento das cidades está fortemente relacionado com uma divisão técnica, social e espacial da produção. O que implica em trocas de naturezas diversas entre aqueles que produzem os bens de subsistência e os que produzem os bensmanufaturados (artesãos), bens simbólicos (religiosos, artísticos, etc), o poder e a proteção (guerreiros).
O crescimento horizontal e vertical das cidades, ao longo da história, foi possibilitado pelos avanços de técnicas de transporte e estocagem de: bens, informações e pessoas. Atualmente, as sociedades ocidentais vivem em constante modernização, tendo como núcleo central de funcionamento amudança, o progresso e o projeto.
A modernização resulta da interação de três dinâmicas socioantropológicas. A individualização, processo em que domínios individuas tomam lugar das logicas coletivas. A racionalização, que consiste na utilização da experiência e dos saberes científicos para mobilizar novas técnicas. E a diferenciação social, responsável pela desigualdade entre grupos e indivíduos,tornando assim a sociedade mais complexa. Esses três processos em combinação com circunstancias históricas particulares, são responsáveis pelas fases da modernização.
A primeira fase da modernização inicia-se no período qualificado como tempos modernos e termina no começo da revolução industrial. Nela ocorrem a transformação do pensamento e do lugar da religião na sociedade, a emancipação políticados Estados-nações e a expansão do capitalismo mercantil. Na primeira modernidade a cidade medieval foi substituída pela ¨clássica¨, com esse movimento as ruas se alargam e diferem-se funcional e socialmente.
A segunda fase é a da revolução industrial, ela é altamente subordinada a lógica capitalista e ao pensamento técnico que visa o Estado do bem-estar. A segunda modernidade começou com arevolução agrícola que, foi responsável por um crescimento espacial e demográfico acelerado nas cidades. É nesse contexto que surge o urbanismo moderno, marcado fundamentalmente pela lógica do mundo industrial dominante. A primeira necessidade foi adaptar as cidades a às novas exigências de produção. Isso requeria grandes malhas de circulação, bem como meios de transportes mais rentáveis. As exigênciasde crescimento provocaram uma mobilização cientifica para aumentar o rendimento do processo de armazenagem de bens, informações e pessoas. Nota-se que as cidades e o urbanismo passaram por uma verdadeira revolução, quando comparadas com cidades da primeira modernidade. Os centros urbanos adaptaram-se a produção e ao consumo em massa. De maneira a enfrentar as insuficiências deixadas pela lógicaprivada e do mercado, o desenvolvimento do estado do bem-estar e de políticas públicas contribuíram igualmente na estruturação das cidades.
A Europa já conheceu duas revoluções urbanas modernas. As mudanças que se vislumbram no urbanismo atual, apontam para uma terceira revolução.


Capitulo 2


A passagem da modernidade do século XX para os anos 2000 ocasionou múltiplas mudanças. Estasmudanças apontam para o fato de que a sociedade moderna se libera de um racionalismo simplista e desprende-se das formas de pensamento messiânico que ainda marcavam a ideia moderna de progresso. De fato, entramos em uma terceira modernidade e estamos nos tornando, de forma cada vez mais rápida, em seres verdadeiramente modernos.
A racionalização marca, cada vez mais, todas as ações individuais ecoletivas. É preciso uma certa ¨refletividade¨ sobre as escolhas possíveis e reexamina-las em função daquilo que já produziram. A crescente complexidade da vida social torna necessários avanços científicos e tecnológicos.
O desenvolvimento de técnicas de transporte e armazenagem de pessoas, informações e bens permite uma certa emancipação de limites espaciais e temporais. Com o advento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro francois ascher
  • Resumo do livro “Os novos princípios do urbanismo” de François Ascher
  • Resumo do livro francois ascher
  • Resumo Os novos Princípios do Urbanismo
  • Resumo: “Os novos princípios do urbanismo” de François Ascher
  • Novos Principios do Urbanismo
  • Velhos e novos princípios de urbanismo.
  • Cap 4 Os novos princípios do urbanismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!