Resumo do Livro NEVILLE sobre: SÍFILIS, ACTINOMICOSE E TUBERCULOSE

Páginas: 18 (4449 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
UNOCHAPECÓ – UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
COMPONENTE CURRICULAR: ESTOMATOLOGIA
DOCENTE: MICHELE KELLERMANN
ACADÊMICAS: DANIELLI BALBINOT, CRIS ALANI DELLAI, DRIÉLI CHIES E KARINE TRICHES
ODONTOLOGIA – 4ª. PERÍODO

SÍFILIS, ACTINOMICOSE E TUBERCULOSE

SÍFILIS
A sífilis é uma infecção crônica mundial causada pelo Treponema pallidum. O organismo é muito vulnerável ao meioseco; portanto, as principais vias de transmissão são o contato sexual e da mãe para o feto. Ainda que o risco de infecção por transfusão sanguínea seja insignificante devido à realização de testes sorológicos dos doadores, a contaminação por exposição ao sangue infectado é teoricamente possível visto que o micro-organismo pode sobreviver por até 5 dias em sangue refrigerado.
Os humanos são osúnicos hospedeiros naturais comprovados para sífilis. Após o advento da terapia com penicilina nos anos 1940, a incidência de sífilis diminuiu lentamente por vários anos, mas mostrou vários picos e depressões em ciclos de cerca de 10 anos. Acredita-se que o sexo oral esteja desempenhando uma contribuição cada vez mais importante na onda recente de doenças sexualmente transmissíveis emhomossexuais masculinos. Como o risco de transmissão do HIV via sexo oral é inferior à taxa associada ao sexo vaginal ou anal, muitos acreditavam erroneamente que o sexo oral sem proteção era um método seguro ou sem risco para a prática sexual, representando um bom substituto para outros comportamentos de maior risco.
Em pacientes com sífilis, a infecção sofre uma evolução característica que se desenvolveclassicamente em três estágios. Um paciente sifilítico é altamente infeccioso apenas durante os dois primeiros estágios, porém as gestantes também podem transmitir a infecção para o feto durante o estágio de latência. A transmissão materna durante as duas primeiras fases da infecção quase sempre resulta em aborto, natimorto ou criança com malformações congênitas. Há quanto mais tempo à mãe tenhatido a infecção, menor a chance de infecção fetal. A infecção do feto pode ocorrer em qualquer momento da gestação, mas os estigmas não começam a se desenvolver até o quarto mês de gestação. As alterações clínicas decorrentes da infecção fetal são conhecidas como sífilis congênita.

CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS

SÍFILIS PRIMÁRIA

A sífilis primária é caracterizada pelo cancro, que sedesenvolve na área de inoculação, tornando-se clinicamente evidente 3 a 90 dias após a exposição inicial. Embora lesões múltiplas possam ser às vezes observadas, a maioria dos cancros é solitária. Os sítios mais acometidos incluem a genitália externa e o ânus, e na área afetada surge uma lesão papular, que desenvolve uma ulceração central. Menos de 2% dos cancros ocorrem em outras localizações, mas acavidade oral é o sítio extragenital mais comum.
As lesões orais são vistas mais nos lábios, mas outras áreas incluem a língua, palato, gengiva e amígdalas. O lábio superior é mais acometido em homens, enquanto que o envolvimento do lábio inferior é predominante nas mulheres. Alguns acreditam que esta distribuição labial distinta pode refletir a superfície mais envolvida durante a felação ecunilíngua. A lesão oral apresenta-se como uma úlcera de base clara e indolor ou, raramente, como uma proliferação vascular semelhante a um granuloma piogênico. A linfadenopatia regional, que pode ser bilateral, é vista na maior parte dos pacientes. Neste momento, o micro-organismo está espalhando-se sistemicamente através dos vasos linfáticos, preparando o palco para a futura progressão. Caso não sejatratada, a lesão inicial cicatriza dentro de 3 a 8 semanas.

Cancro da sífilis primária. Ulceração da superfície dorsa da língua no lado esquerdo. (De Neville BW, Damm DD, White DK: Color atlas of clinical oral pathology, ed 2, Hamilton, 1999, BC Decker.)

SÍFILIS SECUNDÁRIA
A fase seguinte é conhecida como sífilis secundária (disseminada), sendo identificada clinicamente 4 a 10 semanas após...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo sobre tuberculose na bahia
  • Resumo do livro sobre terere
  • RESUMO SOBRE O LIVRO IBAM
  • Resumo sobre o livro
  • Resumo sobre o livro "O Quinze"
  • Resumo sobre livro o que é o SUS
  • Resumo sobre Livro de Filemónn
  • Resumo sobre o livro a arte da guerra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!