Resumo do livro machado de assisa helena

8676 palavras 35 páginas
Análise Histórico-Social do século XIX através da obra Helena de Machado de Assis

Análise Histórico Social do século XIX através da obra Helena de Machado de Assis
Paula Daltro
Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse.
Friedrich Nietzsche

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO
Capitulo I – História e Literatura
Capitulo II – Brasil: século XIX – sociedade, política e cultura.
Capitulo III Uma obra machadiana e seu mestre
3.1 O Mestre
3.2 A obra: “Helena”
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS

APRESENTAÇÃO O presente trabalho se propõe a apresentar noções acerca dos costumes da sociedade brasileira elitista do século XIX através da obra Helena do romancista Machado de Assis, escrita em 1876. A pesquisa se faz – além do estudo da obra – baseada em pesquisadores da área que engloba as aproximações entre história e literatura, e discute essa relação, pretendendo defender a obra de Machado de Assis como fonte histórica.
O estudo o qual apresentaremos se divide em três capítulos para uma melhor abordagem e apreciação mais detalhada acerca dos itens necessários a um maior entendimento do livro Helena enquanto fonte.
No primeiro capitulo, faremos uma abordagem historiográfica mais concisa da relação envolvendo história e literatura. Um novo caminho que envolve as novas discussões relativas a história cultural.
No segundo capítulo iremos nos deter num panorama da sociedade brasileira do século XIX. Uma sociedade marcada pelo Império e seu universo de cultura, sociedade e economia.
No terceiro um leve levantamento sobre a vida pessoal e pública do escritor Machado de Assis. Nele ainda se cumpre a intenção deste trabalho, de retirar diretamente da obra Machadiana elementos que nos remetam à vida cotidiana, pública e privada da sociedade do século XIX no Brasil.

CAPÍTULO I
HISTÓRIA E

Relacionados

  • diana
    31204 palavras | 125 páginas
  • Comunicação em Prosa Moderna
    142095 palavras | 569 páginas