Resumo do livro introdução a engenharia mecânica

Páginas: 9 (2227 palavras) Publicado: 20 de julho de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
Graduação em Engenharia Mecânica




Francisco Raonny Ferreira Silva
Antonio Josiel De Brito Silva
Felipe Paulino



RESUMO DO LIVRO INTRODUÇÃO A ENGENHARIA MECÂNICA












São Luis – MA
Junho de 2014
Francisco Raonny Ferreira Silva
Antonio Josiel De Brito Silva
Felipe Paulino









RESUMO DO LIVROINTRODUÇÃO A ENGENHARIA MECÂNICA




Resumo entregue à disciplina de campos e ondas da Universidade Estadual do Maranhão, como parte da terceira avaliação.






São Luis – MA
Junho de 2014
O livro Introdução a Engenharia Mecânica trata de um “manual” sobre a vida acadêmica de um futuro engenheiro mecânico, o autorafirma que ao chegar à faculdade o aluno assume maiores responsabilidades, como a da primeira experiência fora de casa, na qual o jovem obtém mais maturidade. Ele fala também dos relacionamentos criados com os professores por esses acadêmicos e sobre as oportunidades intelectuais, culturais e de lazer que a faculdade oferece.
O livro fala também sobre “o estudo com eficiência”, que é dividido em trêsfases de estudo: preparação, captação e processamento. Fala sobre os métodos de avaliação, o programa “inova engenharia” e sobre o perfil desejado do engenheiro, que deve ser de um profissional com amplo conhecimento nas áreas técnicas, ele também deve perceber problemas e formular soluções para os mesmos. O engenheiro deve ser íntimo da tecnologia, ser criativo, ter espírito empreendedor, terboa capacidade de comunicação, falando mais de um idioma e estar disposto a trabalhar em qualquer lugar do mundo.
O autor associa engenharia e criatividade, deixando bem claro que é fundamental para o engenheiro ser um ser criativo, vendo que há várias soluções possíveis para um problema de engenharia e as melhores delas vem das mentes mais criativas. São destacados alguns requisitos essenciaispara a criatividade, dentre eles os conhecimentos que pode ser obtidos da formação técnica nas ferramentas da engenharia, noções de economia, administração e direito e concepção ambiental. Esforço exercido, vendo que não se pode desistir no primeiro obstáculo. Aptidão, já que algumas pessoas tem mais aptidão que outras. E o método empregado, pois economiza tempo.
O livro tem uma síntese históricaque trata da evolução da humanidade citando criações primitivas de ferramentas e de descobertas como a da alavanca o domínio do fogo, polimento das pedras e cozimento dos alimentos.
A engenharia do passado caracteriza-se pelas criações e aperfeiçoamento que aproveitam os recursos naturais, especifica o autor. Já a engenharia moderna se estrutura, principalmente com o desenvolvimento da matemática eda explicação de fenômenos físicos, até chegar ao século XVIII a um conjunto sistemático e ordenado de doutrinas. Este ponto é o marco divisório entre a Engenharia do Passado e a Engenharia Moderna.

Alguns marcos históricos da engenharia são citadas no livro, sendo eles o projeto da roda d’água criado por Leonardo da Vinci (1452 – 1519) e o trabalho de Galileu Galilei (1564 – 1642) publicadoem 1638 onde é deduzido o valor da resistência à flexão de uma viga engastada numa extremidade e suportando um peso na sua extremidade livre, que no século XVIII é usada por Coulomb para a criação do calculo da resistência à flexão de vigas horizontais em balanço. Muitas outras contribuições da matemática e física são citadas, tendo uma atenção especial às leis de Newton e a teoria darelatividade descoberta por Albert Einstein que inicia com a demonstração de que a velocidade da luz é constante em qualquer situação. Einstein concluiu que o tempo não transcorre na mesma velocidade para a matéria em repouso e para a matéria em aceleração, e que a matéria pode se manifestar em forma de energia. Esta constatação permitiu compreender a dinâmica do sol e a origem de sua energia, e se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo livro introdução a engenharia de produção
  • Respostas do 1 capitulo do livro de introdução a engenharia mecanica
  • resumo do capitul 4 do livro introducao a engenharia de producao
  • Resumo do capitulo 5 do livro introduçao a engenharia
  • Resumo cap. 2 do livro introdução a engenharia
  • Resumo do livro introdução a engenharia, capitulo 2 e 4
  • RESUMO: CAPITULO 3
  • 92936560 Resumo Do Livro A Introducao a Engenharia 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!