Resumo do Livro História da Riqueza do Homem

Páginas: 13 (3052 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
Introdução


Leo Huberman tem como objetivo, através do clássico livro, História Da Riqueza Do Homem, ‘’explicar a história pela teoria econômica e a teoria econômica pela história’’. Ele tenta nos passar a história da nossa economia de forma não exaustiva.
Mostrando-nos todo o processo deste desenvolvimento. Na primeira parte do livro do Feudalismo ao capitalismo, diz como era otrabalho na idade média, o surgimento da necessidade do comércio, e seu crescimento, a dependência cada vez maior do dinheiro para as comercializações. O surgimento dos banqueiros com o empréstimo de dinheiro a juros. Após muita luta como os camponeses conquistaram sua liberdade, pondo fim ao mundo feudal. A substituição do senhor feudal pelo burguês. Junto com esse crescimento veio a ambiçãoprejudicial a classe pobre. A tomada das cidades pelo rei. O ataque a igreja que era defensora do feudalismo. A desvalorização da moeda causando vários problemas na agricultura entre outros.
Na segunda parte do capitalismo ao feudalismo. Surgiram novas formas de produção, uma nova religião. A revolução na indústria, das máquinas a vapor. Os sindicatos dos trabalhadores, o voto, os ideais dosocialismo. Vieram também as crises capitalistas.
Veremos detalhadamente todo o processo econômico ocorrido para chegar onde estamos hoje. Como foi o desenvolvimento econômico, o surgimento de certas doutrinas, veremos como surgiram como se desenvolveram e como se modificaram.






Análise e Discussão


Com o título de ‘’SACERDOTES, GUERREIROS E TRABALHADORES’’, o primeirocapítulo nos fala sobre as terras conhecidas como FEUDOS, que eram divididas em duas partes, uma dos senhores e outra entre os arrendatários que em troca trabalhavam com preferência nas terras dos senhores, eram também considerados servos abertos à venda juntamente com as terras. De acordo com o Costume do feudo que eram como leis no sistema feudal, todos tinham obrigações e deveres a cumprir.Seguia-se uma regra, pois o senhor feudal não possuía terra, mas arrendava para senhores acima dele e assim sucessivamente ate chegar aos reis. A terra produzia quase tudo sendo assim a maior riqueza do homem. Logo a IGREJA obteve terras como doações dos fiéis, e acabou tornando-se a maior riqueza do período feudal.
De acordo com o segundo capítulo, temos o Título ‘’ENTRA EM CENA O COMERCIANTE’’nos mostrando os primeiros passos do comércio. Não havia espaço para comércio, pois o básico era cultivado do feudo, e as demais utilidades eram realizadas trocas, sem a necessidade do dinheiro. As estradas ruins e com ladrões não favoreciam a iniciação do comércio. Foram as cruzadas que deram vida ao inicio do crescimento do comércio. Surgindo também o comércio no mar. Com a proteção real paraos comerciantes de todos os lugares surgiram as feiras, com grande variação de produtos, tornando eficiente e prático o uso do dinheiro, transformando- se assim em um comércio em grande expansão.
O terceiro capítulo segue ‘’RUMO À CIDADE’’. A partir do grande florescimento comercial, as pessoas começaram a deixar as cidades feudais, para habitar as que surgiam com os comerciantes. Ossenhores feudais eram os donos das terras que por sua vez tinham suas regras, mas um novo tempo requer novas regras, para mudar os mercadores se uniram, pois almejavam um novo tempo de crescimento. Para assim manter uma união estável entre si eles criaram a corporação dos mercadores com regras rígidas a cumprir. O dinheiro que era sem valor, tornou-se riqueza, dando vida à nova classe média.No quarto capítulo ‘’SURGEM NOVAS IDÉIAS’’. Emprestar dinheiro a juros era crime perante a Igreja, o correto era empresar e receber o mesmo valor, caso contrário estaria cometendo o pecado da usura. Porém ela própria violava a lei que contestava perante a população. Sendo assim pouco a pouco a igreja foi aceitando, pois os juros não seriam usura e sim uma recompensa, pois o dinheiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro A Historia da riqueza do homem
  • Resumo do Livro – História da Riqueza do Homem
  • Resumo do Livro História da Riqueza do Homem
  • RESUMO DO LIVRO A HISTORIA DA RIQUEZA DO HOMEM
  • Resumo cap 16 do livro 'a historia da riqueza do homem'
  • Resumo do Livro Historia da Riqueza do Homem de Leo Huberman
  • Resumo por capitulo do livro historia da riqueza do homem
  • Resumo: cap 14 do livro a historia da riqueza do homem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!