Resumo do livro história da psicologia moderna capitulo 08

Páginas: 7 (1598 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
Resumo: Cap. 8: Psicologia Aplicada: A Herança do Funcionalismo

O Funcionalismo sofreu forte influência do Estruturalismo; segundo ocorreu a fase da fundação e evolução do Funcionalismo e, finalmente, a fase da herança dos Funcionalistas.
Através dos conhecimentos de Charles Darwin, considerado pela história como o pai da Teoria da Revolução, segundo seu entendimento o homem era um produtode sua evolução, ou seja, na natureza, o processo de seleção natural resulta na sobrevivência dos organismos mais bem adaptados ao seu ambiente e na eliminação dos demais.
A partir de então, vários filósofos, fisiologistas, estudiosos, se contrapõe ao histórico livro de Darwin cujo título era On the origin of species. Publicado em 1859.
Outros aceitaram a evolução das espécies e trabalharam apartir dela. Diante do exposto, Charles Darwin mudou o foco da nova psicologia da estrutura da consciência para as suas funções.
O Funcionalismo se preocupa com as funções da mente, ou seja, em como ela é usada por um organismo para se adaptar ao seu ambiente. Mas os funcionalistas ainda tinham uma grande indagação: efetivamente, o que os processos mentais conseguem realizar? Ora, osfuncionalistas estudaram a mente apartir de um conglomerado ou acúmulo de funções e processos até atingir resultados práticos no mundo real.
Observa-se que os trabalhos desenvolvidos por Titchener e Wundt, nada apontava para um esclarecimento sobre as atividades mentais humanas, pois em nada contribuíram para elucidar o que a mente humana fazia. De um lado Titchener, estruturalista que visava o ponto de vistaanalítico, enquanto que Wundt, funcionalista, considerado o pai da psicologia, ostentava uma posição na era estruturalista.
Então, o funcionalismo foi um protesto deliberado contra a psicologia experimental de Wundt e a psicologia estrutural de Titchener, já que ambas eram restritivas demais, isto é, sem conseguirem explicar o que a mente humana era capaz de fazer.
A partir desse ponto devista científico, os funcionalistas passaram a se interessar pelas aplicações em potencial da psicologia aos problemas do cotidiano, como as pessoas funcionavam e se adaptavam a diferentes problemas. A Psicologia Funcional teve a pretensão de trazer essa disciplina para facilitar o entendimento dos problemas da vida diária para o ambiente do indivíduo, ou seja, em como as pessoas podem se adaptar adiferentes ambientes e viver socialmente entre as classes.
Quando abordamos a fundação e a evolução da psicologia funcional, devemos inicialmente destacar o trabalho desenvolvido pelo precursor da Psicologia Funcional, que foi William James, considerado depois de Wilhelm Wundt a segunda pessoa mais importante da Psicologia. No entanto, alguns colegas de James o consideravam uma força contrária aodesenvolvimento da psicologia científica. Ele mantinha um notório interesse em assuntos como telepatia, clarividência e outros assuntos místicos. Os psicólogos americanos, como Titchener e Cattell, criticavam a sua entusiástica exposição a esses fenômenos psíquicos e mentalísticos que ele, como psicólogo experimental, estava tentando banir do campo.
James não fundou nenhum sistema formal depsicologia ou sequer teve algum discípulo. Não houve uma escola de pensamento “jamesiana”. Embora a forma de psicologia a ele associada fosse uma tentativa de ser científica e experimental a própria atitude e as realizações de James não eram experimentalistas. A Psicologia, que um dia ele chamara de “pequena ciência detestável”, não era a sua paixão eterna, como era para Wundt e Titchener. Jamestrabalhou com a Psicologia durante algum tempo e depois mudou sua área de interesse.
Em seus últimos anos de vida, esse homem complexo e fascinante, que tanto contribuirá para a Psicologia, acabou deixando-a de lado (em uma ocasião, quando ia realizar uma palestra na Princeton University pediu para que não fosse apresentado como Psicólogo). Ele até insistia em afirmar que a Psicologia não passava de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da psicologia moderna (livro)
  • Resumo de capitulo de livro de psicologia
  • capitulo 4 da historia da psicologia moderna
  • Capitulo 16 "Historia da Psicologia Moderna"
  • Capitulo 05 resumo psicologia moderna
  • RESENHA DOS CAPÍTULOS 6, 7 E 8 DO LIVRO HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MODERNA
  • HISTORIA DA PSICOLOGIA
  • Fichamento do livro : HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MODERNA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!