Resumo do livro guia prática da administração

Páginas: 6 (1287 palavras) Publicado: 12 de maio de 2011
Capítulo 1 – Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa mede as necessidades futuras de recursos, a capacidade de pagamento pontual dos compromissos assumidos, bem como a disponibilidade para investimentos.
Contas a Receber – Direitos que a empresa possui correspondentes à venda de mercadorias, prestação de serviços ou venda de bens do ativo (imóveis, veículos, máquinas, etc).
Para melhor retratar asexpectativas de fluxo, devem ser computadas também as vendas estimadas, ainda não realizadas.
Contas a Pagar – Obrigações assumidas pela empresa, derivadas de compras de mercadorias para revenda ou industrialização, impostos e outros custos variáveis, despesas fixas, investimentos etc.
Algumas questões são bastante comuns na abordagem do fluxo de caixa:
Se houver atraso no recebimento dostítulos, como devo proceder para ajustar o Contas a Receber?
Qual o valor das vendas projetadas e em que data deverei considera-las?
Quando o fluxo acumulado for negativo, qual o compromisso a ser postergado?
Primeiramente, o ideal é separar as receitas confirmadas, com documento fiscal já emitido e ainda não descontadas em instituição de crédito, das receitas estimadas.
Elaborar fluxo de caixa apartir de planilhas não é a prática mais recomendada, em face do caráter altamente volátil dos dados. Existem diversos softwares que podem ajuda-lo nesta empreitada.
Somente para exemplificar vamos avaliar a tabela Fluxo de caixa.
As duas primeiras colunas apresentam os dias da semana e as datas respectivas, para que nos certifiquemos de não incluir sábados e domingos. A coluna Receita Federal Realrefere-se aos títulos já emitidos, representados por notas fiscais, faturas, duplicatas, etc.
A coluna Receita Estimada inclui os negócios já confirmados, que dependem apenas de seus faturamentos. A coluna Fornecedores contempla apenas os compromissos com matéria-prima, não considerando materiais não correlacionados à venda ou produção, tais como material de consumo do escritório.
A colunaPessoal inclui os salários, pró labore, comissões, encargos sociais e benefícios concedidos. Temos ainda as colunas Outras Despesas, Despesas Bancárias, Saldo do Dia e Saldo Final. Ao saber que sua empresa mantem constantemente o saldo negativo de caixa, sobrevivendo de empréstimos, sua empresa pode estar em situação complicada.

Capítulo 2 – Estoques

O controle dos níveis de estoque dematéria-prima e de material de revenda é de capital importância no gerenciamento dos resultados de uma empresa.
Responsável pela absorção de parcela considerável do capital de giro, os estoques devem ser dimensionados, entre outros fatores, de acordo com os níveis de venda de cada produto, das condições de fornecimento e dos níveis máximos de capital de giro disponíveis.
Primeiro, deve ser observados osníveis de vendas de cada produto final. As vendas devem ser consideradas a partir de um histórico representativo de cada produto. Nos mercados em que a sazonalidade seja fator preponente, tais como artigos de vestuário, produtos típicos de alguma estação climática, etc.
As condições de fornecimento devem levar em consideração o prazo médio entre a data de seu pedido de compra e a chegada damercadoria. A política de estocagem deve começar pela definição dos dias médios de estoque de cada insumo/produto. Os dias médios de estoque são calculados assim:
Dias de estoque = Estoque médio em unidades _____ x 30
Venda média mensal em unidades
Definindo este valor e o custo respectivo a cada insumo, teremos o valor empregado em estoque e consequentemente, o custode sua manutenção.
Para retratar o exposto, teremos uma tabela de cálculo.
A primeira coluna apresenta a relação dos Status de nível, em dias de estoque objetivado, que é função das condições de fornecimento e essencialidade de cada item. A próxima coluna será Dias de Estoque e Vendas Médias, a partir dai temos as colunas que realmente retratam a sua posição gerencial de estoques. A coluna...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Cap. 1e 2 do livro "Administração Teoria e Prática no Contexto Brasileiro "
  • Resumo do livro Administração da Informação – fundamentos e práticas para uma nova gestão do conhecimento
  • Resumo cap. 1 do livro administração: teoria, processo e prática 1ª ed.
  • RESUMO Capítulo 1 do livro Administração Teoria e Prática do Contexto Brasileiro
  • Resumo Livro Fundamentos da Administração
  • Resumo do livro Administração Básica
  • resumo livro administracao em publicidade
  • ADMINISTRAÇAO RESUMO LIVRO RAIMUNDO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!