Resumo do livro Formas de representa o Pol tica na poca da Independ ncia 1820

798 palavras 4 páginas
Resumo do livro Formas de representação Política na Época da Independência 1820 – 1823 / Maria Beatriz Nizza da Silva. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 1987.
As ações parlamentares desenroladas desde a Assembleia Constituinte de 1823 é um manancial de nossa história constitucional, legislativa, parlamentar e partidária. Evidencia-se neles aquela reflexão que busca o passado, a inexorável perenidade do acontecido, para uma perquirição que in linea sapientiae *, pode tornar compreensível o presente pelo passado e o passado pelo presente, desde que as perguntas formuladas no presente sejam despojadas de tudo quanto as desviem da resposta que a pesquisa tem a oferecer.*Em uma linha de sabedoria.
Este livro reúne textos de folhetins e periódicos , entre os quais os expressivos títulos O Bem da Ordem e Idade d’Ouro do Brasil, publicados respectivamente no Rio de Janeiro e na Bahia, nos inicios do século XIX. Eram numerosos os títulos dos periódicos que circulavam nas duas principais províncias do Reino, inclusive na própria Corte. Em muitos deles se discutem o constitucionalismo monárquico e o monarquismo-democrático, as duas formas de representação política em voga – quer como tema, quer como sistema – no Velho e no Novo Mundo. Refletem as expectativas de mudanças – 1820 -1823 – que decidiram da configuração política do Brasil, período em que se dá o regresso, praticamente compulsório, de D. João VI a Portugal, para jurar a Constituição votada pelas Cortes; em que é proclamada a nossa Independência e convocada a primeira Constituinte, eventos cujas consequências e repercussão estancariam as prematuras manifestações republicanas do final do século XVIII e início do seguinte, bem como eclipsariam momentaneamente as aspirações por uma monarquia constitucional democrática.
As análises são feitas pelas ideologias políticas no período entre 17 de outubro de 1820, data em que chegaram ao Rio de Janeiro as primeiras notícias da revolução

Relacionados