Resumo do livro etica a nicôma

Páginas: 11 (2740 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
LIVRO I

Toda escolha, arte ou ação tem um objetivo final seja qual for. Existem inúmeras ações artes e ciências cada uma com um objetivo próprio, porem, elas se unem em determinado local. Mas, quando todos esses conhecimentos se juntam em uma instituição de ensino ocasiona uma verdadeira revolução na mente dos estudantes, tornando – os seres mais críticos que rebatem as atitudes imorais dasociedade.
Todas essas descobertas e conhecimentos estão subordinados a um regime “ditatorial” que é a política, onde alguns homens ditam as regras e a massa segue como porcos sendo levados ao matadouro. Felizmente, alguns integrantes das gerações atuais estão mudando esse conceito rudimentar, estão ficando mais críticos e levando a publico suas vontades, ideias e opiniões, tudo isso graças asinformações que eles recebem sentados num banco de escola.
Infelizmente, existem pessoas (vidas) aprisionadas na ignorância, no medo de expor suas idéias e pensamentos. Segundo VALLANDRO 1991 existem três tipos de vida: a que acabamos de citar, a vida política, e a complexibilidade.
Mesmo, com todas essas aceitações e opiniões contrarias que vemos todos os dias o objetivo final é a felicidade, seja ela deforma simples ou sofisticada. O homem que consegue viver em meio à sociedade e não se corrompe com as regras estabelecidas, é um homem virtuoso!

LIVRO 2

Existem dois tipos de virtude a intelectual e a moral, a intelectual como o próprio nome já diz não nasce no ser humano ele a adquiri através do ensino. Segundo VALLANDRO 1991, por isso requer experiência e tempo, já a moral, é conquistadaatravés do convívio no meio em que vive pois ela diz respeito as paixões e ações.
Um outro fator importante, que tem de ser levado em consideração na vida do ser humano é o caráter, que é moldado e trabalhado a cada dia no meio em que vive, o mesmo acontece com a temperança e a coragem .
Segundo VALLANDRO 1991, devemos considerar agora o que é a virtude. Visto que na alma se encontram trêsespécies de coisas – paixões, faculdades e disposições d caráter -, a virtude deve pertencer a uma destas.
Por paixões entendo os apetites, a cólera, o medo, a audácia, a inveja, a alegria, a amizade, o ódio, o desejo, a emulação, a compaixão, e em geral os sentimentos que são de prazer ou dor; por faculdades, as coisas em virtude das quais se diz que somos capazes de sentir tudo isso, ou seja, de nosirarmos, de magoar–nos, ou compadecer – nos; por disposição de caráter, as coisas em virtude das quais nossa posição com referencia às paixões é boa ou má.
Difícil, é saber o que é certo ou errado, o que pode e não pode; o jeito que tem é aprendermos com os acertos e erros da vida .
LIVRO 3

A virtude tem relação direta com as ações e as paixões, estas ações e paixões podem ser de formavoluntárias ou involuntárias.
Segundo VALLANDRO 1991 são pois, consideradas involuntárias aquelas coisas que ocorrem sob compulsão ou por ignorância ; e é compulsório ou forçado aquilo . – Por exemplo, se tal pessoa fosse levada a alguma parte pelo vento ou por homens que dela houvesse se aproveitado.
Mais, quando se praticam coisas para evitar maiores males ou com algum nobre propósito, é discutível setais atos são voluntários ou involuntários. A ignorância tem relação direta com qualquer uma dessas ações e paixões, pois a mesma, nada mais é do que a falta de conhecimento. Porem atos que expressão [dor e trazem arrependimento] são típicos de atos involuntários. Segundo VALLANDRO 1991 a coragem é um meio – termo em relação aos sentimentos de medo e confiança.
Já a pobreza e a doença não devíamosteme-las pois cabe a nos acata-las em nossa vida. Um homem temperante nada mais é do que um ser que habita em meio à sociedade, seguindo regras estabelecidas por ele próprio e pelo sistema.

LIVRO 4

Este livro fala da liberdade, que parece ser o meio termo em relação à riqueza. O homem liberal, com efeito, é louvado não pelos seus feitos militar, nem coisas que se costumava louvar, nem por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro O que é ética
  • Resumo do livro ética e educação
  • resumo do livro ética
  • Resumo do livro
  • Resumo do livro o que é ética
  • Resumo do livro o que é Ética
  • Resumo do livro de álvaro o que é ética
  • RESUMO DO LIVRO ÉTICA A NICOMACO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!