Resumo do livro estrutura e educaçao jose libaneo

Páginas: 5 (1082 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
2/20/13

Educação e Diversidade

Conceitos Iniciais do Multiculturalismo e Educação
Profa. Ma. Ana Maria Bittar Crivari

Conceitos Iniciais do Multiculturalismo e Educação

1

2/20/13

Conceitos Iniciais do Multiculturalismo e Educação
Multiculturalismo é a convivência de muitas culturas no mesmo país, cidade ou região. É possível encontrar nas publicações uma diversidade deexpressões, compreensões e interpretações sobre o tema multiculturalismo, tornando-o uma expressão polissêmica. (MOREIRA; CANDAU, 2011).

A polissemia (do grego poli,"muitos" e sema, "significados“) é o fato de uma determinada palavra ou expressão adquirir um novo sentido além de seu sentido original. Multiculturalismo conservador, liberal, celebratório, crítico, emancipador, revolucionário e outros.Multiculturalismo
Abordagem propositiva: característica das sociedades de hoje, depende de cada contexto histórico, político e sociocultural. Abordagem descritiva: relações culturais em uma determinada sociedade. A forma de conceber políticas públicas e construir estratégias pedagógicas.

2

2/20/13

Abordagem propositiva: três abordagens são utilizadas como base de diversas propostas.Multiculturalismo assimilacionista. Multiculturalismo diferencialista ou monoculturalismo plural. Multiculturalismo interativo ou interculturalidade.

Multiculturalismo assimilacionista: todos na escola, mas sem mudar o caráter da escola. Multiculturalismo diferencialista ou monoculturalismo plural: focar no reconhecimento das diferenças, para garantir a liberdade de expressão das diferentesidentidades culturais, somente assim mantém suas matrizes culturais da raiz.

Multiculturalismo interativo ou interculturalidade: promover uma educação para o conhecimento do outro, dialogando com os diferentes grupos sociais e culturais. Educação para negociação cultural, construindo um projeto comum incluindo as diferenças socioculturais.

3

2/20/13

Educação Prática PedagógicaMulticulturalismo

É importante saber reconhecer a identidade cultural dos alunos para construir uma prática pedagógica realizadora.

As diferenças são características essenciais às práticas educativas. É necessário reconhecê-las e valorizá-las na dinâmica da escola.

4

2/20/13

A educação requer uma prática pedagógica que faça da escola o local onde transitam saberes. A cultura são os elementosgeradores da educação, pois somam e redimensionam os saberes. O Multiculturalismo deve ampliar o debate sobre as diferenças culturais presentes na escola, e reconhecer os desafios na perspectiva de trabalhá-las no cotidiano escolar.

Segundo Paulo Freire, não basta saber ler que “Eva viu a uva”. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha paraproduzir a uva e quem lucra com esse trabalho.

A escola deve ter como objetivo ensinar o aluno a 'ler o mundo' para poder transformá-lo. O professor age como quem deposita conhecimento, o saber é visto como uma doação dos que se julgam seus detentores.

5

2/20/13

Educação e Cultura

Abrir a escola à cultura de seu território, de seu entorno. Designar uma grade curricular que valorize apluralidade e a diversidade cultural local. Promover a miscigenação da escola com produções e produtores de cultura da sociedade, são facilitadores para unir educação e cultura.

São muitos os desafios e compete aos educadores e à sociedade gerar novas possibilidades de aderência.

6

2/20/13

No pensamento pós-moderno, a cultura adquire cada vez mais um papel significativo na vida social. Acultura está intimamente ligada às atividades e interações da vida cotidiana. Assim fica a evidencia do papel da cultura nas ações, nas experiências dos indivíduos e nas análises dos fenômenos sociais.

A problemática das relações entre escola e cultura é inseparável em relação a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo de jose carlos libaneo
  • Educação escolar: politica,estrutura e organozação/josé carlos libaneo
  • Fichamento do livro de josé carlos libâneo
  • Didatica
  • resumo do livro senhora de José de Alencar
  • Resumo do livro a caverna de josé saramago
  • Resumo do livro "caim" de josé saramago
  • resumo do livro til jose de alencar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!