resumo do livro de french

Páginas: 19 (4554 palavras) Publicado: 30 de abril de 2014
Capitulo 2
Descoberta
A descoberta está no centro da pratica cientifica, veremos nesse capitulo algumas respostas sobre como as teorias são descobertas, as hipoteses e todos os modelos cientificos.
A visão comun: Momento eureca
Geralmente as descobertas cientificas são algo que ocorre do nada, algo derrepente, em condições de calmaria e relaxamento, veremos um exemplo do cientista gregoArquimedes.
O rei de siracusa queria muito descobrir se sua coroa que tinha ganhado de presente era verdadeira, pois se nao fosse era muito parecida e pediu ajuda a Arquimedes, Arquimedes teve um momento “Eureca” enquanto estava em uma banheira nos banhos publicos, percebeu que a agua deslocada ira servir muito para medir o volume da coroa, se a coroa fosse realmente pura o volume seria igual ao pesode uma coroa de ouro puro, se nao fosse o o volume seria diferente. E foi o que aconteceu o volume era maior e o rei foi enganado.
A visão “Romantica” da criatividade
A visão “Romantica” é a visão em que as descobertas são pensadas como frutos do gênio ou talento, algo que nenhuma regra definida pode ser dada, que por sua vez são atributos de natureza, as descobertas é por fim tida comoirracional e não analisável.
Contexto da descoberta Versus contexto da justificação
A ideia é separar aspectos que são irracionais e criativos da pratica cientifica, daqueles que são racionais ou governados por regras.
O contexto da descoberta
Se a descoberta for criativa e irracional não esta aberta a investigação dos filosofos já que eles estão interessados com o que é racional. visão de que otrabalho de descrever as circunstâncias em torno das descobertas científicas representa um contexto marcado pela relatividade, a ser estudado e analisavel por psicólogos e sociólogos.
O contexto da justificação
A teorias são justificadas ou sustentadas pelas evidencias, está aberto a investigação dos filosofos. A filosofia da ciência, na medida em que estaria preocupada com aspectos racionais eobjetivos e pelo encadeamento lógico do conhecimento científico, deveria se ocupar com um contexto diferente, o contexto de justificação.
A explicação hipotetico-dedutivo
Hipotético são hipotestes que são geradas por picos criativos, momentos eureca, são visões que podem ser distorcidas pelas drogas ou por outra coisa, já Dedutiva são consequencias experimentais. Os cientistas formulam, não importacomo, hipóteses tentando explicar os fenômenos e, com base nelas, procuram deduzir possíveis consequências observáveis que poderão confirmá-las ou falsificá- las.
É uma visão bem conhecida e muito discutida de como a ciencia funciona e combina com a visão “romantica” das descobertas.
É a criatividade um mito?
No caso de arquimedes, ele nao era só um maluco que andava pelado na rua quandoconseguia descobrir algo novo, era tambem matematico e um engenheiro brilhante. Mullis tambem nao era só uma surfista que amava as drogas, ele era tambem altamente treinado em bioquimica, a ideia que um pesquisador sólitario, que conseguisse ir onde nenhum cientista foi antes, é em parte um mito. French aborda as críticas contra a visão romântica das descobertas, alegando que "existem muito mais coisasenvolvidas na descoberta do que um simples lampejo de compreensão".
Aponta a capacidade de observação e exemplifica como ela foi determinante para o médico Edward Jenner na descoberta da varíola. Jenner observou que as mulheres ordenhadoras nao pareciam pegar a variola tão frequante quanto os outros, jenner fez muitas observaçõs no periodo de quatro anos e chegou a hipotese que a inoculação comvariola bovina poderia proteger contra a variola. A hipotese de jenner foi confirmada. Esse metodo que chegamos a uma hipotese é chamado de indução.
A explicação indutiva – uma logica da descoberta?
Uma explicação detalhada do método indutivo é o caso do cisne, em leeds se andarmos no parque e observarmos um cisne, veremos que ele é branco, em todo lugar que vá seja leeds, manchester, londres...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo do livro de Steven French
  • Resumo do livro a organização dos livros
  • Resumos de livros
  • Resumo do livro
  • Resumo livro
  • resumo de um livro
  • Resumo livro
  • Resumo do livro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!