Resumo do livro cidadão de papel

Páginas: 2 (361 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
O Cidadão de Papel

O livro Cidadão de Papel de Gilberto Dimenstein mostra que o Brasil é um país de grandes juristas e legisladores, um país onde os processos correm por anos na justiça, semchegar a um resultado satisfatório. Um país onde muitas crianças não tem a oportunidade de ir a escola e as que têm muitas vezes saem de lá sem aprender.
Um dos maiores produtores de alimentos, maisexiste ainda muita gente que passa fome e o governo tenta implementar políticas sócias de resgate da cidadania, como o “ FOME ZERO “.
Um país rico em arte e beleza, onde várias crianças são condenadas atrabalhar nos semáforos, portas de bares, nas ruas em busca da sua sobrevivência.
Dimenstein mostra que o Brasil é uma das maiores economias do planeta, mais ao mesmo tempo, um dos lugares maisinjusto socialmente pára se morar. Ele se baseia muito em noticias que os jornais passam todos os dias, e que acabam mostrando pra nós (publico) que não existe forma de lutar contra essa situação. O focode Dimenstein é totalmente nas questões sociais e seu impacto na vida das crianças.
Ao falar em dignidade se aborda muitas questões, como educação, alimentação, trabalho, saúde e respeito. Em muitoscasos se falta comida, para conseguir dinheiro a família coloca seus filhos na rua e exigem que eles consigam de qualquer forma trazer o sustento pra casa.
Se a criança está na rua trabalhando, seprostituindo, vendendo bala no farol ou até mesmo roubando, ela está muito longe do lugar certo a ESCOLA.
Se esta mesma criança, não está na escola, a probabilidade dela ter um bom futuro é pouca, poissem estudos, sem alimentação, sem interação com professores colegas e até mesmo pessoas que tenham algo a oferecer, será muito difícil que mais tarde ela venha a ser um adulto com uma vida estável,que tenha família constituída, um bom emprego, uma vida social e até mesmo o respeito próprio.
Isso mostra que apesar da Declaração Universal dos Direitos Humanos e de todos os novos códigos civis o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro cidadão de papel
  • Resenha do livro o cidadão de papel
  • Resenha do livro "O cidadão de papel"
  • Fichamento do livro O Cidadão de Papel
  • O cidadão de papel
  • Livro Cidadão de Papel
  • Livro cidadão de papel
  • Resenha do livro o cidadão de papel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!