Resumo do livro "caim" de josé saramago

Páginas: 2 (452 palavras) Publicado: 7 de junho de 2012
José Saramago – Caim (2009)
Caim foi o último livro escrito por José Saramago antes da sua morte em Junho de 2010, já vendeu mais de 80 000 exemplares em Portugal e 130 000 em Espanha.
Saramagonasceu em Novembro de 1922 no Ribatejo, muito novo foi morar para Lisboa onde, mais tarde, não pode concluir os estudos por razões económicas. Publicou o seu primeiro romance em 1947 “Terra do Pecado”mas só viveu exclusivamente da escrita desde 1976. Em 1988 casou com a jornalista espanhola Pilar del Rio, passando a dividir o seu tempo entre Portugal e Espanha. Em 1998 recebeu o prémio Nobel daLiteratura. Morreu o ano passado com 87 anos de leucemia crónica, foi enterrado em Portugal.
Saramago sempre foi bastante claro em relação às suas convicções religiosas: era ateu. Esteve envolvido emmúltiplas controvérsias, sendo denominado por alguns como o anti-cristo. O Evangelho segundo Jesus Cristo e Caim foram livros em que Saramago fez críticas bastante explícitas à Religião e a Deus.

Caimcomeça com a criação de Eva e Adão no Jardim do Éden e é descrito o momento do pecado original que leva Deus a expulsar as suas obras-primas do Jardim. Os dois escorraçados instalam-se numa povoaçãoque os acolheu e ai tiveram 3 filhos: Caim, Abel e Set.
Caim e Abel, como seria de costume na época, ofereceram sacrifícios ao Senhor que aceitou o de Abel mas rejeitou o de Caim. Vítima de desprezopor Deus e de escárnio por parte do irmão, Caim matou Abel.
Por isso, Deus condenou Caim a andar “errante e perdido pelo mundo”, sendo que ninguém, nem mesmo Deus, o pode matar. Caim estava sujeito a“súbitas mudanças de presente que o faziam viajar no tempo, ora para a frente ora para trás”.
São nos contados vários contos bíblicos, de acordo com a época e sitio que Caim se encontra, estando semprepresente a interpretação pessoal de Saramago, sempre negativa. Exemplos disso são as histórias de Abraão e Isaac, da Torre de Babel, de Gomorra e Sodoma e de Moisés (eleazar) e o bezerro de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro a caverna de josé saramago
  • dessacralização em Caim, de José Saramago
  • Resenha "caim", de josé saramago
  • A paródia em caim
  • Saramago Caim
  • RESENHA DO LIVRO: ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, DE JOSÉ SARAMAGO
  • Análise do livro "as intermitências da morte" josé saramago
  • Capitulo XII (Resumo Memorial do Convento de José Saramago)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!