resumo do livro aprender antropologia

Páginas: 8 (1832 palavras) Publicado: 14 de abril de 2014
FRANCISCO JOSIVAN BATISTA FERREIRA*
LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2000. P. 13-33.
INTRODUÇÃO
O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLÓGICOS [P.13-16]
O homem sempre pensou e interrogou-se sobre se mesmo mas, o projeto de fundar uma ciência do homem, uma antropologia, é, muito recente. De fato, apenas no final do século XVIII é que se começa a constituir umsaber científico, ou pretensiosamente cientifico, que tem o homem como objeto de conhecimento, em detrimento a natureza. Apenas nessa época é que o espírito científico pensa, pela primeira vez, em aplicar ao próprio homem os métodos até então utilizados na área física ou biológica, constituindo-se assim um evento considerável sobre o pensamento do homem sobre elemesmo.                                                                                                               
Não se podia haver o conceito de homem enquanto regiões da humanidade estivessem inexploradas. Esse pensamento surge primeiramente na Europa, como afirma o autor uma região muito pequena do mundo, assim, as sociedades estudadas eram distantes, “primitivas”, exteriores a civilização europeia, e a partir disso se constituiria a dita antropologia daépoca, por meio da distância temporal entre a sociedade estudada e o historiador.
As sociedades estudadas pelos primeiros antropólogos são sociedades de dimensões restritas, que tiveram poucos contatos com os grupos vizinhos; cuja tecnologia é pouco desenvolvida em relação a nossa, e nas quais há uma menor especialização das atividades e funções sociais, assim, a antropologia tinha como objetode estudo as populações que não pertencem à civilização ocidental.
Dessa forma, a antropologia começa a desenvolver seus próprios métodos, e no início do século XX percebe que seu objeto de pesquisa estava por desaparecer, o “selvagem” também está sujeito a evolução social.
A pergunta agora é seguinte: com o fim do homem primitivo, “selvagem”, há também que acabar o estudo sobre ele? Responde-sede seguinte maneira, primeiramente que se o objeto de estudo perder-se, poderá o antropólogo passar a estudar a sociologia e voltar para o objeto das outras ciências humanas e assim aceitar sua “morte”; ele também pode estudar o camponês, como outra área de investigação antropológica, e, por último, o aspecto epistemológico, sendo este, maisviável.                                                                                                                                                         
Assim o objeto teórico da antropologia não está ligado, na perspectiva na qual começamos a nos situar a partir de agora, a um espaço geográfico, cultural ou histórico particular. Pois a antropologia não é senão um certo olhar, um certo enfoque que consiste em: O estudo do homem inteiro e o estudo do homem em todas as sociedades, sobtodas as latitudes em todos os seus estados e em todas as épocas.

1 O ESTUDO DO HOMEM INTEIRO [p. 16-20]
Só pode ser considerado como antropológica uma abordagem integrativa que objetive levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade. Uma das vocações maiores de nossa abordagem consiste em não parcelar o homem, mas, tentar relacionar campos de investigações frequentementeseparadas.
Abaixo as cinco áreas da antropologia que o pesquisador deve estudar ao trabalhar de maneira ampla:
Antropologia Biológica, (antigamente chamada antropologia física) consiste no estudo das variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo. Sua problemática é a das relações entre o patrimônio genético e o meio (geográfico, ecológico, social), ela analisa asparticularidades morfológicas e fisiológicas ligadas a um meio ambiente, bem como a evolução destas particularidades. O antropólogo biologista levara em consideração os fatos culturais que influenciam o crescimento e a maturação do indivíduo.
Antropologia Pré-Histórica, É o estudo do homem através dos vestígios de matérias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo da introdução do livro "aprender antropologia"
  • Resumo e pontos importantes do livro aprender antropologia
  • resumo do livro Aprender antropologia Laplatine parte 1
  • Fichamento de resumo do capítulo i do livro aprender antropologia
  • Enviar Resumo Do Livro Aprender Antropologia Introdu O
  • Aprender antropologia livro
  • Fichamento do livro aprender antropologia
  • fixamento livro aprender antropologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!