Resumo do livro aerte na educação

889 palavras 4 páginas
Resumo do Livro: Arte na Educação Escola

No primeiro capítulo as autoras escrevem sobre a arte no currículo escolar, em que é explicado que arte não é apenas uma meta de educação, mas sim um processo criador, um movimento educativo e cultural que busca a constituição de um ser humano completo dentro do pensamento idealista e democrático.
As autoras também descrevem a matéria de educação artística ministradas nas escolas são muitas vezes incompletas, pois afastam-se dos princípios artísticos, cultural e social.
É feita uma proposta para repensar o ensino da arte para que o mesmo seja duradouro e consistente, para o ano possa obter o máximo de desenvolvimento artístico e estético, nas áreas pessoais e sociais.
É realizada uma pelas autoras é uma revisão da história da arte nas escolas, observando a Tendência Idealista-Libral de Educação Escolar em Arte, a Pedagogia Tradicional nas Aulas de Arte, a Pedagogia Renovada (escola nova), pedagogia Tecnicista e a Tendência Realista-Progressista.
As autoras descrevem com detalhes cada uma destas tendências e a traçam uma preferência pela Tendência Realista-Progressista que objetiva a transformação da prática social das classes populares e que busca uma melhoria na democratização do conhecimento da arte.
No segundo capítulo as autoras abordam a importância do conhecimento do professor de artes, pois o professor será um dos responsáveis pelo sucesso do processo de aprendizagem.
Também é feita uma fundamentação do termo arte, que significa a criação da obra em si e a sua diferenciação do termo estético que é uma maneira com que as pessoas vêem a arte. A estética, segundo as autoras podem ser tão multifacetárias quanto são variados os fatores culturais e sociais das pessoas.
O exposto Diante acima é importante que nas aulas de artes sejam ministradas a educação estética e artística, além de se conhecer os valores culturais e sócias da região ou cidade, onde serão ministradas as aulas.
Outro ponto importante, quando

Relacionados

  • livro
    38983 palavras | 156 páginas