Resumo do Livro Admirável Mundo Novo

Páginas: 7 (1550 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
Admirável Mundo Novo, escrita por Aldous Huxley e publicada em 1932, narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a existirem em consonância com as leis e normas sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade do "futuro" inventado por Huxley não possui a ética religiosa e apegos morais que regem a sociedadeatual. Qualquer dúvida e incerteza dos cidadãos eram dissipadas com o consumo da droga sem efeitos colaterais, chamada "soma". As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de família também não existe.
É um clássico sobre o domínio, o futuro e a liberdade. Narra um futuro sem famílias, democracias, cristianismo e arte. As pessoas são pré-condicionadasbiologicamente e psicologicamente, uma sociedade organizada por castas, onde os indivíduos são antecipadamente determinados. A promiscuidade é a regra, cada um pertence a todos.
Matrimônio, pai e mãe são vistos como piadas. Há uma oposição do governante a tudo que for intenso ou muito prolongado. Os homens não têm esposas, nem filhos, nem amantes por quem possam sofrer emoções violentas.
O Estadoproporcionava cinemas em que a plateia era conectada aos terminais sensoriais e acompanhavam os filmes conhecendo sensações, paladar e cheiros que saiam diretamente da tela.
Todos os problemas são resolvidos com o uso do SOMA, legalizados e distribuídos pelo governo, usados  para aliviar depressão, frustração e dúvidas. O mundo agora é estável. As pessoas são felizes, têm o que desejam, o que não podemter. As pessoas sentem-se bem, nunca adoecem e não têm medo da morte. A velhice é encarada com naturalidade. Transfusões de sangue jovem, metabolismo estimulado permanentemente, excreções internas mantidas artificialmente, preservação de doenças, tudo isso garante o prolongamento da vida.
A felicidade universal mantém as engrenagens em funcionamento regular. Não se pode ter uma civilizaçãoduradoura sem uma boa quantidade de vícios amáveis. Há um curto intervalo de tempo entre a consciência de um desejo e a sua satisfação.
O segredo da felicidade e da virtude é amar o que se é obrigado a fazer, amar o destino social que não podem escapar. O princípio do ensino durante o sono ou hipnopédia é a maior força moralizadora e socializante de todos os tempos. Sessenta e duas mil repetições fazemuma verdade.
Uma civilização de demasiada burocracia onde todos os homens eram controlados desde a geração por um sistema que incorporava controle genético (predestinação) a condicionamento mental, o que os tornava abafados pelo sistema em prol de uma superficial harmonia na sociedade. Não havia lugar para questionamentos ou dúvidas, nem para os conflitos, pois até os gostos e ansiedades eramcontrolados quimicamente pelo “Soma”, sempre no sentido de preservar a ordem dominante. A liberdade de escolha estava restrita a poucas matérias da vida.  Por fim, é importante destacar a campanha contra o passado proposto nessa sociedade futurista: fechamento dos museus, destruição dos monumentos históricos, supressão dos livros publicados antes do ano 150 d.F. Deus não é compatível com as máquinas,a medicina científica e a felicidade universal desta sociedade.
O livro começa com uma longa descrição das atividades realizadas pelo Centro de Incubação e Condicionamento de Londres Central feita pelo Diretor de Incubação e Condicionamento a uma turma de estudantes recém-chegados. Acontece a descrição de processos Bokanovsky, hipnopédico e condicionamento intelectual. Surge o personagem BernardMark, insatisfeito  com o mundo onde vive. Cujas ideias eram consideradas heréticas sobre o esporte e a soma, pela escandalosa irregularidade de sua vida sexual, pela sua recusa em obedecer aos ensinamentos de Ford e comportar-se fora das horas de trabalho como  um bebê no local. O personagem Bernard Marx sente-se insatisfeito com o mundo onde vive, em parte porque é fisicamente diferente dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo do livro admiravel mundo novo
  • Livro
  • Livro Admiravel Mundo Novo
  • Admirável mundo novo ( livro )
  • Resumo : admiravel mundo novo
  • Resumo de admiravel mundo novo
  • Resenha do livro Admirável Mundo Novo
  • Resumo por capitulo admiravel mundo novo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!