Resumo do livro - ética para meu filho

Páginas: 13 (3016 palavras) Publicado: 15 de abril de 2013
LIVRO "ÉTICA PARA MEU FILHO" - FERNANDO SAVATER
Capítulo 1 - O que é ética?
Passamos a vida inteira em busca do saber e ainda morremos sem saber quase nada. Acontece que na vida somos obrigados a fazer escolhas a todo momento. Estudamos algo, pelo simples interesse de conhecer coisas novas ou para adquirir habilidade para alguma coisa específica, arrumar um trabalho, por exemplo. Há uma grandeporção de conhecimentos interessantíssimos que conseguimos viver muito bem sem eles. Podemos ser bons em astrofísica e péssimos em marcenaria.
As pessoas podem escolher aprender ou não, determinada coisa. Temos que ser humildes e aceitar não saber o que abrimos mão de aprender. Temos que saber que uma ação pode não ter uma reação tão agradável. Podemos viver de muitos modos, mas há modos que nãonos deixa viver.
O indispensável é saber que certas coisas nos convém e outra não. O que nos convém, dizemos que é bom, o que não nos convém, dizemos que é mau. Distinguir entre o bom e o mau é o que todos nós tentamos fazer.
As vezes, as coisas não são tão simples. A mentira não nos convém, é má, destrói a confiança na palavra, mas às vezes parece acabar sendo boa. O que é mau pode parecermais ou menos bom e o que é bom tem, em certos momentos, aparência de mau. Haja confusão!
Para viver, é preciso lidar com vários critérios opostos, não é tão fácil. Podemos dizer que não concordamos com todos. Nossa vida é, tecnicamente, resultado daquilo que queremos.
Nenhum homem está preparado para ser herói. Nós, seres humanos somos programados pela natureza. Nosso pensamento é condicionadopela linguagem que lhe dá forma e somos educados dentro de certas tradições, hábitos, formas de comportamento...; desde o berço nos são apontadas certas fidelidades e não outras.
Por mais que sejamos programados biológica ou cuturalmente, nós, sempre podemos optar por algo que não esteja no programa. Podemos dizer que "sim" ou "não". Liberdade é isso, é o que nos diferencia dos térmitas e dasmarés, de tudo que se move de modo necessário é inevitável.
Não somos livres para escolher o que nos acontece, mas livres para responder ao que nos acontece de um ou outro modo. Sermos livres para tentar algo não significa consegui-lo inevitavelmete. A liberdade não é o mesmo que a onipotência. Quanto maior for a nossa capacidade de ação, melhores resultados poderemos obter da nossa liberdade. Nossaliberdade também é uma força no mundo, é a nossa força.
Ao contrário de outros seres, nós homens podemos inventar e escolher, em partes, nossa forma de vida. Podemos escolher o que nos parece bom, conveniente para nós, em oposição ao que nos parece mau e incoveniente. Podemos nos enganar, pois podemos inventar e escolher. Parece prudente atentarmos bem para o que fazemos, procurando um certosaber-viver que nos permita acertar. Essa arte de viver, é o que se chama de ética.
"A liberdade não é uma filosofia e nem sequer uma idéia: é um movimento da consciência que nos leva, em certos momentos, a pronunciar dois monossílabos: Sim ou não. Em sua brevidade instantânea, como a luz do relâmpago, desenha-se o signo contraditório da natureza humana." (Octavio Paz, A outra voz)

Capítulo 2 -Ordens, costumes e caprichos
Está claro que há coisas que nos convêm e outras que não convêm para viver, mas nem sempre está claro quais são as coisas que nos convêm. Podemos escolher o que fazer diante do que nos acontece. Quando vamos fazer algo, nós o fazemos porque preferimos fazer isso a fazer outra coisa, ou porque preferimosfazê-lo a não o fazer. Às vezes as circunstancias nos obrigam aescolher entre duas possibilidades que não escolhemos. Em certas situações, somos obrigados a tomar certas decisões, que nos são impostas, querendo ou não; o que podemos escolher é o comportamento a ser adotado diante do perigo que o ameaça diante da situação. Escolheremos o que a gente mais quer, o que julgamos mais conveniente.
Em geral, as pessoas não passam a vida só pensando no que conveém ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Etica Para O Meu Filho RESUMO DO LIVRO
  • Resumo do livro: ética para meu filho, de fernando savater
  • Resenha do livro: ética para meu filho
  • resenha do livro Ética para meu filho
  • Resumo do livro Pai e filho
  • Resumo etica para meu filho
  • resumo do livro os filhos da droga
  • Resumo do livro O que é ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!