Resumo DO Joranda da Vida

2087 palavras 9 páginas
A Aventura da Vida
Os Mares da Vida

Certas criaturas surgiram e desapareceram, outras conseguiram se perpetuar, todas as espécies que já viveram no planeta têm laços umas com as outras, porem as características físicas determinam os que sobrevivem e essas características vão sendo repassadas para as próximas gerações.
No início da vida na terra havia muita atividade vulcânica, acredita-se que a vida começou nos mares, com forma bem simples que deram origem as outras criaturas que se diversificaram e se espalharam.
Os mares estavam repletos de moléculas orgânicas que foram se agrupando naturalmente na chamada sopa primordial, assim surgiu a “receita do DNA”.
Os estromatólitos liberaram um gás mortal na atmosfera que quase dizimou quase todos os seres da época, provocando um processo de seleção natural, poucos sobreviveram porem vicejaram graças a esse novo gás que era o oxigênio. O oxigênio favoreceu esses seres primitivos fazendo com que indivíduos mais complexos surgissem de formas mais simples. Esse processo ocorreu graças a cooperação das células, o primeiro passo foi a união das células que possibilitou o surgimento de novas formas de vida aprimoradas, porem esse processo demorou bastante para acontecer.
Uma das primeiras criaturas a se beneficiar do trabalho em conjunto das células foram as aguas vivas, sabe-se que foram os primeiros seres a terem fibras musculares e um sistema nervoso rudimentar, demonstrando um avanço evolutivo nos seres da época, assim foram surgindo novidades em planos corporais tais como a dos platelmintos que foi primeiro animal a ter uma cabeça e olhos, assim surgia a simetria bilateral, que permitiu com esses animais se locomovessem e explorassem o meio em que viviam com mis eficiência. Nesse novo plano corporal a cabeça e o cérebro ficavam na parte anterior do corpo e ânus na parte posterior.
O tubo digestivo foi uma novidade em vermes com corpos cilíndricos, permitindo com que esses animais se alimentassem sem

Relacionados

  • Gestão participativa da saúde
    8948 palavras | 36 páginas
  • Direito do Trabalho
    39516 palavras | 159 páginas