resumo do fime alexandria

306 palavras 2 páginas
ALEXANDRIA (ÁGORA)

FICHA TÉCNICA:
Diretor: Alejandro Almenábar
Ano: 2009
Fotografia: Xavi Giménez
Elenco Original: Rachel Weisz, Max Minghella, Oscar Isaac, Rupert Evans.
SINOPSE:
Ofilme relata a história de Hipátia, filósofa e professora em Alexandria, no Egito entre os anos 355 e 415 da nossa era. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensinafilosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca. Resultante de uma cultura iniciada com Alexandre Magno, passando depois pela dominação romana, Alexandria é agitada por ideais religiosos diversos:o cristianismo, que passou de religião intolerada para religião intolerante, convive com o judaísmo e a cultura greco-romana.
Hipátia tem entre seus alunos Orestes, que a ama, sem ser correspondido, e Sinésio,adepto do cristianismo. Seu escravo Davus também a ama, secretamente. Hipátia não deseja casar-se e se dedica unicamente ao estudo, à filosofia, matemática, astronomia, e sua principal preocupação,no relato do filme, é com o movimento da Terra em torno do sol.
Mediante os vários enfrentamentos entre cristãos, judeus e a cultura greco-romana, os cristãos se apoderam, aos poucos, da situação, eenquanto Orestes se torna prefeito e se mantém fiel ao seu amor, o ex-escravo Davus (que recebeu a alforria de Hipátia) se debate entre a fé cristã e a paixão. O líder cristão Cirilo domina a cidade eencontra na ligação entre Orestes e Hipátia o ponto de fragilidade do poder romano, iniciando uma campanha de enfraquecimento da influência de Hipátia sobre o prefeito, usando as escrituras sagradaspara acusá-la de ateísmo e bruxaria.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ágora_(filme)
RESENHA:
Alexandria (do original espanhol Ágora) é um filme que retrata de forma bastante realista como era asociedade do século IV d.C. Uma sociedade machista, muitas vezes intolerante e bastante radical. Nesse pensamento temporal, o filme nos mostra a história de Hipátia, filósofa, astrônoma e... [continua]
Ler

Relacionados

  • Constelações do Zodíaco: entre o mítico e o científico
    15869 palavras | 64 páginas
  • GIGANTES NA TERRA Parte 02
    25199 palavras | 101 páginas