Resumo do filme Patativa do Assar

347 palavras 2 páginas
Resumo do filme Patativa do Assaré - Ave Poesia

Introdução

O filme Patativa do Assaré - Ave Poesia aborda a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, destacando a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte de versificação. Patativa do Assaré conseguiu com arte e beleza unir a denúncia social com o lirismo. Quem lê ou escuta a poesia de Patativa do Assaré pensa, emociona-se e conscientiza-se do mundo, porque na sua poesia estão presentes todas as lutas e esperanças do nosso povo: estão reunidas palavras e ideias que se erguem com a dignidade guerreira dos justos, contra todas as formas de obscurantismos e de exploração do homem. O filme documentário é uma obra importante na preservação, para gerações futuras de aspectos fundamentais da vida e da obra desse poeta popular que se transformou em um patrimônio cultural e afetivo do povo brasileiro. As palavras do poeta revelam as imagens e, assim, palavras e imagens nos mostram a história e a vida na qual no inserimos, como membros que somos desta fabulosa comunidade de destino que chamamos Brasil.
A narrativa histórica e biográfica se inicia com o velório de Patativa do Assaré (2002) e, a partir daí, é contada a sua vida, com referências a acontecimentos pessoais e históricos. A cronologia dos acontecimentos políticos e culturais brasileiros, bem como os fatos marcantes da vida do poeta (a infância, a doença no olho, a família, a prisão, o reconhecimento de seus pares, o problema na perna, etc.), redimensionados pela mediação da sua poesia, é intercalada com depoimentos e análises críticas da sua obra, de forma a fornecer um panorama amplo e de compreensão profunda da poética patativiana e do universo da cultura popular.
O filme documentário Patativa do Assaré – Ave Poesia é, portanto, uma obra importante na preservação para gerações futuras de aspectos fundamentais da vida e

Relacionados

  • ApostilaCE SenacDF
    31319 palavras | 126 páginas
  • Getulio Lira Neto
    231282 palavras | 926 páginas