resumo do filme carandiru

Páginas: 8 (1900 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Carandiru o filme-
Ao contrário do que se possa imaginar, Carandiru é bem mais do que um filme sobre a prisão. Ele também não fala apenas sobre a violência predominante dentro da cadeia ou sobre as injustiças da lei.
O filme conta histórias, fala de seres humanos e destrói alguns mitos tão popularizados na mente das pessoas, como a violência.Obviamente ela existia, fazia-se presente nodia-a-dia da cadeia. Mas, na maior parte do tempo, ela era controlada7200001295400 pelos próprios prisioneiros. Isso era necessário para ter um mínimo de segurança física e pessoal de cada um. Por isso, a "legislação" interna, a palavra de honra e um certo conceito derespeitabilidade eram indispensáveis. E rigorosamente respeitados.
Estas "leis" no Carandiru eram amplas, irrestritase universais, atingiam a todos os pavilhões e a todos criminosos. Um novato que ainda não conhecesse as regras rapidamente aprendia a respeitá-las e da forma mais dura: na pele.Diante disso é claro observar que as regras que deviam ser impostas por parte dos presídios que são administrados pelo Estado,não são impostas como deveriam e muito menos fiscalizadas por parte do Estado,o que faz com queas leis feitas pelos presos prevaleçam.
O filme começa mostrando a relação entre os presidiário.Um presidiário ‘’chefe’',que se chama Negro Preto, tenta controlar a briga entre os presidiários dentro da cadeia.Esse presidiário ‘'chefe'' no decorrer da história mostra ser uma pessoa boa, que foi preso por matar um companheiro de roubo que tentou trai-lo.
O diretor do Carandiru relata que na prisãocontem 7.000 presos,uma superlotação que fica evidente em todas as cenas do filme. Além disso,em uma de suas falas no começo do filme ele diz que quem manda no presídio são os presidiários.
Após esse inicio o filme começa a relatar a história do médico do presidio.Esse médico
(Luiz Carlos Vasconcelos) que se propõe fazer um trabalho de prevenção à Aids no maior presídio da América Latina,oCarandiru. Lá, ele entra em contato com o que, aqui fora, a maioria das pessoas tem medo de imaginar: violência, superlotação, instalações precárias, falta de assistência médica e jurídica. Porém, o médico testemunha solidariedade, organização e uma grande disposição de viver.
O médico ao entrar no presídio vivência uma cena em que um homem com tuberculose apôs tocir,ele gospe a sua saliva no chãodo presídio,onde todos os presos passam. O médico ao ver essa cena ,para diante do rapaz doente e de um funcionário do presidio que esta auxiliando-o e diz que o homem doente não pode cuspir no chão pois se alguém que esteja descalço pisar ali pode se contaminar,o médico também pede para que o rapaz seja isolado para que evite a contaminação. O funcionário do presidio responde ao medico dizendoque não há um lugar vago para que o preso doente posso ser isolado. Nessa cena é evidente a falta de infra-estrutura do presidio. O amontado de gente nas celas por causa da super lotação também é um risco para o espalhamento de doenças.
Ao buscar o seu objetivo que era curar a Adis,o médico começa a fazer exames de sangue nos presidiários. Os presidiários comentam que tiveram relações sexuais compresidiário e que injetavam drogas com agulha. Alguns presidiários já entraram no presidio com Aids. Um dos pacientes que era homossexual assumido,diz que já tinha transado com mais de dois mil homens dentro do Carandiru. Na hora de realizar o exame o enfermeiro auxiliar do medico faz um comentário sobre a precariedade dos equipamentos para tirar o sangue para fazer o exame.
Na cena posterior,umnovo preso chega na cadeia e procura uma cama dentro da cadeia para poder dormir.O novo presidiário (Deusdete) entra uma cela qualquer e pergunta se naquela cela possui vaga,um preso que já habita a cela diz que tem vaga mas que para ele ficar lá ele teria que pagar.Um outro presidiário amigo desse novo presidiário falou que ele não precisava pagar nada pois ele era amigo dele.Nessa cena é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do filme carandiru e o sistema penitenciario
  • Resumo ESTA O CARANDIRU
  • Relatório do filme "carandiru"
  • S ntese do Filme Carandiru
  • Sinopse do filme carandiru
  • Criminalidade no filme Carandiru
  • resenha critica do filme Carandiru
  • SÍNTASE DO FILME ESTAÇÃO CARANDIRÚ

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!