resumo do filme alenxandria

632 palavras 3 páginas
CURSO DE PSICOLOGIA
DICIPLINA DE FILOSOFIA
PROF GUILHERME VARGAS
KARINA MARTINS LARA

RESUMO DO FILME “ALEXANDRIA”

Alexandria, uma das cidades mais importantes do Egito, fundada por Alexandre o grande, que guardava uma das sete maravilhas do mundo antigo, o farol de Alexandria e também a maior biblioteca do planeta. O filme fala também da filosofa e da professora de astronomia Hypatia que não queria casar-se, apesar de ter vários pretendentes, pois queria viver sua vida em função de seus estudos sobre os movimentos da terra e do sol e que juntamente com seus discípulos lutavam para preservar principalmente a biblioteca de Alexandria. Para sua época era uma mulher como poucas, a frente de seu tempo por não se deixa subordinar.
Mulher essa que lutou ao seu modo contra as rebeliões religiosas ocorridas no império Alexandrino, pois no filme é relatada claramente a relação entre politica e religião e evidencia o estrago que causou essa junção. Nessa época o cristianismo era uma religião que estava em expansão pelo Egito, causando assim conflito com os pagãos, que eram aqueles que cultuavam vários deuses; mas o cristianismo começou a ser modificado se unindo a politica e favorecendo os interesses de Roma, dando assim o inicio da era cristã com a Igreja Católica Romana.
Por um decreto do então imperador, cristãos passariam a ter os mesmos direitos de frequentar a grande biblioteca e os pagãos proibidos de realizarem seus cultos; isso gerou a maior rebelião da história, principalmente pela destruição da biblioteca de Alexandria. A partir dai o cristianismo se instalou no império e deu inicio a era crista. A destruição dessa biblioteca limitou o conhecimento humano por séculos. Muitos foram os confrontamentos entre cristãos, judeus e a cultura greco-romana, e aos poucos os cristãos foram ganhando espaço liderando a situação. Mediante a esta situação Orestes acaba se tornando o prefeito e continua amando Hipátia; o escravo Davusa aquiriu a carta de alforria

Relacionados