Resumo do estudo de caso da emrpesa STIHL

395 palavras 2 páginas
Resumo do estudo de caso da empresa STIHL
Líder nos mercados de ferramentas motorizadas portáteis, a STIHL tem uma trajetória marcada pelo progresso tecnológico contínuo, investimentos em pesquisas e modernização de processos, o que construiu uma imagem de qualidade e excelência da empresa.
No Brasil, a STIHL é reconhecida por garantir um elevado padrão de qualidade de seus produtos e serviços, além de oferecer soluções inovadoras que facilitam o dia a dia dos clientes. Mas nem sempre foi desse modo. A STHIL do Brasil sempre estava na lanterna se comparada com as demais fábricas e não possuía permissão para realizar exportações sequer para a América Latina. Em 1998, a matriz alemã colocou a STHIL Brasil em uma situação crítica: ou os índices melhorariam, ou seria decretado o fechamento da fábrica.
Visando atender as exigências impostas, foi contratada uma consultoria e deu-se início a um projeto de produtividade, onde as fábricas foram divididas em minifábricas e os funcionários e afins começaram a usar os livros de Falconi com os conceitos do PDCA e MASP e, com isso, a empresa passou a ser benchmark em alguns processos. Os índices melhoraram, a eficiência aumentou de 50% para 85%, e as taxas de sucata reduziram de 20 ou 30% para 2 ou 3%.
Em 2002, tanto na Alemanha quanto no Brasil, a família Stihl decidiu profissionalizar a empresa. O desafio dessa mudança era ajudar a empresa a modificar sua cultura, mas sem se desfazer dos valores de uma empresa familiar. Essa transição ocorreu gradativamente, as vezes contando com grandes avanços e outras, com declínios convictos. A empresa precisava analisar a viabilidade financeira de projetos, alternativas na forma de administrar o negócio, resultados sobre investimentos. O real objetivo era transformar uma empresa paternalista, que tinha uma postura de empresa familiar, para ser uma empresa direcionada para o mercado, buscando novos resultados.
Atualmente, o cenário da empresa é totalmente diferente. Muitas melhorias

Relacionados