Resumo do doutorado em semiótica - aloísio nunes

Páginas: 22 (5359 palavras) Publicado: 15 de janeiro de 2013
Capitulo um:
Teoria da Comunicação Conceitual e Abstrata

Esse capitulo fala da comunicação de forma geral, mostrando todas as teorias que na antiguidade baseavam os pensamentos dos estudiosos. Fala também como se desenvolver o conceito de comunicação sendo implementado no decorrer do século XX.
Na antiguidade a comunicação era feita de forma oral, apesar da escrita já ter sido criada. Essadominação oral se dava pelo fato de que pensadores da época serem desconfiados e inseguros quanto a escrita. Na opinião deles a escrita acabaria com a memória, principal responsável pelo acumulo do conhecimento.
Porém um grande filósofo foi contrário a esse pensamento, Aristóteles. Por não ser um bom orador passou seus conhecimentos através da escrita. Dentre suas teorias, uma merece destaquecomo objeto de estudo da comunicação, a retórica. A retórica estava diretamente associada com a democracia de Atenas, com a eloqüência e a oratória, que eram a base do discurso.
Alguns estudiosos dizem que, a retórica já baseava seu discurso no plano emissor/receptor, dando maior destaque a figura do receptor, o discurso retórico apresenta o objeto e depois vai atrás das causas. Em sua definiçãoa retórica busca a eficiência, o êxito, busca a aparência das coisas, sendo individual e agonisticamente agressiva. Por essas razões a retórica divergia muito da filosofia e da dialética, que apesar de também terem seu lado agonístico, buscavam a essência das coisas. Por ser considerada a ciência do superficial, a retórica foi deixada de lado por vários séculos, sendo lembrada há pouco tempo,também por estudiosos da comunicação.
Antes de se consolidar como comunicação propriamente dita, ela teve seu grande desenvolviemento, principalmente os meios de comunicação, com a revolução industrial. Os meios de comunicação serviram como reprodutores de técnicas de persuasão mais do que de técnicas filosóficas. Nessa época a comunicação não era estudo das academias e só anos após pôde-se encontrarlivros que se referiam a comunicação em si e não ao meio. Enquanto ciência da comunicação foram criados vários modelos que se utilizava de métodos de abordagem para dados empíricos, como pesquisas de amostragem, analise de conteúdo, estudos de caso, etc. No sentido de estabelecer uma sistematicidade na busca da previsibilidade do controle dos processos comunicativos. Dentre essas teoriasdestaca-se a teoria matemática da comunicação, teoria que obteve bastante respeito, mas também muitas criticas. Ela mede a quantidade de informação transmitida entre emissor e receptor por seu teor matemático, críticos afirmavam que essa teoria era mais apropriada para maquinas do que humanos.
É impossível falar de comunicação sem falar de língua e da ciência que a estuda, a lingüística. E quandofalamos de lingüística, lembramos de Ferdinand de Saussure, considerado pai da lingüística Ele define a língua como um todo por si e em um principio de classificação, sendo ela exterior ao individuo, que não pode modificá-la ou criá-la. Ele também define signo lingüístico como sendo a junção de um significado e um significante.
Além de Saussure podemos falar também de Jakobson, que foi alem do suíçona definição de fonema. Ele definiu fonema como um feixe de traços distintivos. Também estudou as funções da linguagem, formulando as seis funções conhecidas e estudadas ainda hoje, são elas: emotiva, referencial, conativa, fática, metalingüística e poética, que se baseiam no emissor, contexto, receptor, contacto, código e mensagem, respectivamente.
Também vale citar Roland Barthes, que disseque a língua é fascista por nos obrigar a falar. Alem de salientar também a relação entre as teorias Freudianas e as dicotomias saussurianas, onde a linguagem se torna o principal meio de comunicação, onde em ambos há uma manifestação do inconsciente objeto estudado pela psicanálise.

Capitulo dois:
Teoria da Comunicação Humana

Depois de falar da comunicação em seu sentido conceitual e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo da tese do doutorado do professor José Aloísio Nunes de Lima
  • Semiotica
  • Semiótica Resumo
  • O que é semiótica- resumo
  • Resenha sobre o livro Teoria da comunicação de Aloisio Nunes
  • Semiótica Resumo
  • Resumo de textos doutorado
  • Resumo teoria semiotica greimasiana.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!