Resumo do Curso de Linguística Geral de Ferdnand Saussure

Páginas: 34 (8296 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
Resumo do Curso de Linguística Geral de Ferdnand Saussure

Cap. I – Visão geral da história da Linguística


A Lingüística passou por três fases sucessivas antes de reconhecer seu verdadeiro objeto.
A primeira fase foi a Gramática, estudo iniciado pelos gregos e continuado até hoje, principalmente pelos franceses. É uma disciplina normativa, baseada na lógica.
A seguir passou a fazer-seFilologia, que, modernamente, foi iniciada por August Wolf, a partir de 1777. Além da língua, o principal objeto da Filologia são os textos, os quais pretende interpretar e comentar pelo método crítico.
A terceira fase é a da Gramática comparada, quando se descobriu que as línguas podiam ser comparadas. Iniciado por Franz Bopp (1816), seguido por Jacob Grimm, Pott, Kuhn, Benfley e Aufrecht.Merecem destaque, entre os últimos integrantes da escola comparatista, Max Muller, G. Curtius e August Schleicher.
A escola comparatista constitui o primeiro período da Lingüística indo-européia, mas nunca chegou a delimitar seu objeto de estudo.
A lingüística propriamente dita surgiu do estudo das línguas românicas e germânicas, principalmente a partir dos neogramáticos alemães, que colocaram emperspectiva histórica todos os resultados das comparações e encadearam os fatos em sua ordem natural.

Cap. II – Matéria e tarefa da Lingüística

A tarefa da Lingüística é constituída inicialmente por todas as manifestações da linguagem humana. Sua tarefa será:

a)       Fazer a descrição e a história de todas as línguas que puder abranger, reconstituindo, na medida do possível, aslínguas-mães de cada família;
b)       Procurar as forças que estão em jogo, de modo permanente e universal, em todas as línguas e deduzir as leis gerais;
c)       Delimitar-se e definir-se a si própria.

Cap. III – Objeto da Lingüística

1 – A Língua: sua definição

O objeto concreto e integral da Lingüística é difícil de delimitar.
Outras ciências trabalham com objetos previamente dados e que sepodem considerar, em seguida, sob diversos pontos de vista.
Em Lingüística tal relação não ocorre, pois é o ponto de vista que cria o objeto. E seja qual for a posição que se adote, o fenômeno lingüístico apresenta perpetuamente duas faces que se correspondem e das quais uma não vale senão pela outra:

a)       As sílabas se articulam pelos órgãos vocais e são percebidas pelas impressõesacústicas. Não se pode reduzir a língua ao som, nem separar este da articulação vocal.
b)       O som não constitui a linguagem. Ele forma com a idéia uma unidade complexa, fisiológica e mental.
c)       A linguagem tem um lado social e outro individual, ambos interdependentes.
d)       A linguagem implica ao mesmo tempo um sistema estabelecido e uma evolução. A unidade que une ambas as coisas é tãoíntima que é difícil separa-las.

Assim, o fenômeno lingüístico é sempre dualista, possui duas faces que se correspondem, e uma não vale senão pela outra. Qualquer que seja o lado pelo qual se aborde a questão, o objeto não se oferece integralmente.
Entretanto, há uma solução para todas as dificuldades: é necessário colocar-se no terreno da língua e tomá-la como norma de todas as outrasmanifestações. Dentre tantas dualidades, a língua parece suscetível duma definição autônoma e fornece um ponto de apoio satisfatório.
A Língua é parte fundamental da linguagem. É um produto social da faculdade de linguagem e um conjunto necessário que permite o exercício da linguagem pelos indivíduos.
A linguagem é física, fisiológica e psíquica. Pertence ao domínio social e individual ao mesmo tempo. Éinclassificável em qualquer categoria dos fatos humanos, pois não se sabe como inferir sua unidade. A língua, ao contrário, pode ser considerada em si mesma e tomada como princípio de classificação.
A esse princípio de classificação, poderia objetar-se que o exercício da linguagem é natural, enquanto a língua é convenção. Mas não está provado que nosso aparelho vocal tenha sido feito para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • parte 6 Curso de Linguistica Geral Saussure
  • Fichamento de resumo dos capítulos 1, 3 e 4 do livro: "curso de linguística geral", de ferdinand de saussure
  • Resenha
  • Curso de linguistica geral
  • Curso de lingüística geral
  • Resumo Princípios Gerais da Linguística
  • Resumo Do Texto De Um Pseudo Saussure Linguistica V

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!