Resumo do cpc 00

Páginas: 10 (2411 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
A contabilidade e sua abrangência: Um crescimento visto de outro ângulo

O CPC, - Comitê de Pronunciamentos Contábeis-, retrata o pronunciamento conceitual básico que auxilia aos usuários quanto à estrutura conceitual para a elaboração e divulgação do Relatório Contábil-Financeiro. Essas alterações priorizam os usuários externos, no intuito de que todas as informações passadas sejam fidedignase relevantes.
A divisão das características qualitativas da informação contábil-financeira foi a primeira alteração relatada, de forma que será subdividida em duas partes: características qualitativas fundamentais e características qualitativas de melhoria. Há algumas retificações importantes, tais como: a característica qualitativa confiabilidade foi redominada de representação fidedigna; acaracterística essência sobre a forma, por ser considerada uma redundância, foi retirada de componente separado da representação fidedigna; e por fim, a característica prudência (conservadorismo), por se inconsistente com a neutralidade foi retirada da representação fidedigna.
De acordo com a Estrutura Conceitual, as demonstrações contábeis devem fornecer informações de modo que gerem utilidade natomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral. A finalidade é dar suporte ao desenvolvimento das informações atendendo aos novos pronunciamentos técnicos, interpretações, orientações e à revisão dos já existentes, evitando os tratamentos contábeis alternativos e desta forma auxiliar também aos órgãos reguladores nacionais. Essa qualidade de informação nas demonstraçõescontábeis auxilia os auditores independentes, os responsáveis pela elaboração, os usuários das demonstrações contábeis e os interessados em geral.
O Relatório Contábil-Financeiro de propósito geral tem por objetivo gerar informações qualitativas a cerca da entidade que sejam úteis na tomada de decisão ligada ao fornecimento de recurso para entidade, de forma que tais informações, - querepresentam os recursos econômicos e reivindicações contra a entidade-, auxiliem os usuários externos na avaliação de perspectivas em termos de fluxos de caixa futuros para entidade.
As informações sobre a performance financeira da entidade reporta a informação auxiliam os usuários a compreender o retorno que a entidade tenha produzido sobre os seus recursos econômicos. A performance financeira pode serrefletida pelo regime de competência (accruals) e pelos fluxos de caixa passados; Se refletida pelo regime de competência, os efeitos das transações e outros eventos serão reconhecidos quando ocorrido, sendo assim, só serão lançados nos registros contábeis e reportados nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referirem. Quando refletida pelos fluxos de caixa passados, tais informaçõesindicará como a informação obtém e despende caixa, incluindo também fatores que podem afetar a liquidez e a solvência da entidade.
As características fundamentais qualitativas são atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários, representadas por: relevância - aquela que tem a capacidade de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários; materialidade -(que faz parte da relevância) é caracterizada pela conveniência de incluir ou não a informação nas demonstrações contábeis depois de avaliar a sua importância – um aspecto de relevância específico da entidade baseado na natureza ou magnitude-. Esta será material se sua omissão ou sua divulgação influenciar nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários que tomam a informação contábil-financeiracomo base; representação fidedigna - para tornar a informação contábil-financeira útil, representa-se o fenômeno com relevância e fidedignidade. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos: completa, neutra e livre de erros.
As características qualitativas de melhorias identificam-se por melhorar a utilidade da informação que é relevante e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo CPC 00
  • Resumo CPC 00
  • Resumo do CPC 00 R1
  • Resumo cpc 00
  • Resumo cpc 00
  • Contabilidade (resumo cpc 00)
  • Resumo: cpc 00
  • RESUMO CPC 00

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!