Resumo do Conto "O Homem Nu"

Páginas: 5 (1136 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Resumo
O Homem Nu Fernando Sabino
Neste conto o autor aborda sobre um homem que ao acordar, disse para sua esposa que não trouxe o dinheiro para pagar a prestação da televisão, e a pessoa viria receber naquele dia.
Sua esposa o aconselhou a explicar ao cobrador, mas seu marido falou que não gostava de fazer isso, pois gosta de cumprir seus compromissos. Então teve uma ideia, de não atendere ficar quieto dentro de casa para que o cobrador achasse que não havia ninguém.
Depois o homem se despiu para tomar banho, mas sua mulher entrou antes, e trancou o banheiro. Enquanto isso abriu a porta de serviço para pegar o pão, que o padeiro havia deixado.
O homem nu olhou de um lado para o outro antes de sair, viu que não havia ninguém foi pegar o pão, e quando saiu, a porta bateu com ovento trancando-o para fora. O homem apavorado tocou a campainha, bateu, chamou pela esposa, mas ela não abriu a porta. Provavelmente sua esposa pensou ser o cobrador.
Então começou ouvir um barulho na porta do elevador, pensou que era o cobrador da televisão, ficou escondido na escada, mas não era.
Chamou novamente Maria, sua esposa. Desta vez não teve tempo de insistir: ouviu passos na escadavindos lá de baixo. Correu para se esconder no elevador, só foi o tempo da porta se fechar, a empregada passou. Mas o elevador começou a descer em pânico ele abriu a porta entre os andares para o elevador parar, insistiu para o elevador subir. O elevador subiu.
Gritou novamente, Maria, esmurrou a porta. Ouviu que outra porta se abria atrás de si. Tentando inutilmente cobrir-se com o embrulho dopão. Era a senhora do apartamento vizinho, tentou se desculpar efalar o que tinhaacontecido, mas a senhora, estarrecida, começou a gritar e correu ao telefone para chamar a polícia. Outros vizinhos ouviram a gritaria e vieram ver o se passava. 
Até que Maria finalmente abriu a porta para ver o que era, então o homem entrou rapidamente e foi se vestir. Poucos minutos depois, bateu na porta, o homemachou que era a polícia, mas não era, era o cobrador da televisão.

O homem nu – Fernando Sabino - Original
Ao acordar, disse para a mulher:
— Escuta, minha filha: hoje é dia de pagar a prestação da televisão, vem aí o sujeito com a conta, na certa.  Mas acontece que ontem eu não trouxe dinheiro da cidade, estou a nenhum.
— Explique isso ao homem — ponderou a mulher.
— Não gosto dessascoisas. Dá um ar de vigarice, gosto de cumprir rigorosamente as minhas obrigações. Escuta: quando ele vier a gente fica quieto aqui dentro, não faz barulho, para ele pensar que não tem ninguém.   Deixa ele bater até cansar — amanhã eu pago.
Pouco depois, tendo despido o pijama, dirigiu-se ao banheiro para tomar um banho, mas a mulher já se trancara lá dentro. Enquanto esperava, resolveu fazer um café.Pôs a água a ferver e abriu a porta de serviço para apanhar o pão.  Como estivesse completamente nu, olhou com cautela para um lado e para outro antes de arriscar-se a dar dois passos até o embrulhinho deixado pelo padeiro sobre o mármore do parapeito. Ainda era muito cedo, não poderia aparecer ninguém. Mal seus dedos, porém, tocavam o pão, a porta atrás de si fechou-se com estrondo, impulsionadapelo vento.
Aterrorizado, precipitou-se até a campainha e, depois de tocá-la, ficou à espera, olhando ansiosamente ao redor. Ouviu lá dentro o ruído da água do chuveiro interromper-se de súbito, mas ninguém veio abrir. Na certa a mulher pensava que já era o sujeito da televisão. Bateu com o nó dos dedos:
— Maria! Abre aí, Maria. Sou eu — chamou, em voz baixa.
Quanto mais batia, mais silênciofazia lá dentro.
Enquanto isso, ouvia lá embaixo a porta do elevador fechar-se, viu o ponteiro subir lentamente os andares...  Desta vez, era o homem da televisão!
Não era. Refugiado no lanço da escada entre os andares, esperou que o elevador passasse, e voltou para a porta de seu apartamento, sempre a segurar nas mãos nervosas o embrulho de pão:
— Maria, por favor! Sou eu!
Desta vez não teve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O homem nu, resumo
  • 68305239 O HOMEM NU Resumo E Resenha
  • Resumo do Conto O homem que sabia javanes
  • O Homem nu
  • Homem Nú
  • o homem nu
  • Estudo da crônica O HOMEM NU
  • O homem nu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!